Notícias Recentes
STF permite PF retomar apuração do banco Master
Ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quinta-feira (19), em Brasília, que a Polícia Federal (PF) reinicie as investigações sobre fraudes envolvendo o Banco Master.
A decisão veio uma semana após o ministro Dias Toffoli ter deixado a relatoria do processo, que passou a ser conduzida por Mendonça.
De acordo com o ministro, a PF poderá dar continuidade às perícias e realizar outras diligências necessárias, incluindo a coleta de depoimentos.
“Está autorizada a continuidade dos trabalhos periciais regulares e a realização de diligências necessárias, como a oitiva de investigados e testemunhas nas instalações da Polícia Federal”, definiu o ministro.
Distribuição das perícias
Mendonça também liberou o compartilhamento interno dos dados obtidos na investigação para acelerar o trabalho dos peritos.
A PF informou que está analisando aproximadamente cem dispositivos eletrônicos e solicitou que o material possa ser dividido entre diferentes equipes, a fim de concluir a perícia mais rapidamente.
Segundo a Polícia Federal, um único perito demoraria cerca de 20 semanas para concluir essa análise.
Ao aprovar o pedido, Mendonça destacou que o sigilo das informações deve ser rigorosamente mantido.
“Somente os agentes diretamente envolvidos na análise e condução das investigações terão acesso aos dados, com obrigação de sigilo profissional, inclusive perante superiores hierárquicos e outras autoridades”, ressaltou.
Novas investigações controladas
Por fim, o ministro decidiu que a abertura de qualquer nova linha de investigação relacionada ao Banco Master dependerá de sua autorização prévia.
“Antes de instaurar qualquer nova investigação ou inquérito, a Polícia Federal deverá solicitar a autorização expressa e fundamentada deste relator, aguardando a decisão caso a caso”, concluiu.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login