Notícias Recentes
STF reinicia julgamento do Núcleo 3 da trama golpista
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retomou recentemente o julgamento que pode resultar na condenação dos dez acusados do Núcleo 3 dentro da trama golpista durante o governo de Jair Bolsonaro.
Pela manhã, o relator, ministro Alexandre de Moraes, apresentou seu voto, recomendando condenação para nove dos réus e absolvição para o general do Exército Estevam Theophilo.
Agora, os ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino irão apresentar seus votos. Com a mudança do ministro Luiz Fux para a Segunda Turma, apenas estes quatro ministros participam do processo.
Se a maioria decidir pela condenação, a próxima etapa será a definição das penas para os acusados, chamada de dosimetria.
Este núcleo é constituído por nove militares do Exército e um policial federal. Eles respondem por crimes que incluem organização criminosa armada, tentativa de derrubada violenta da democracia, golpe de Estado, danos agravados pela violência e ameaça severa, além de dano a patrimônio protegido.
Os envolvidos, conhecidos como “kids pretos”, são militares que faziam parte das forças especiais do Exército. A Procuradoria Geral da República (PGR) os acusa de planejar “ações táticas” para realizar o golpe e tentar sequestrar e assassinar o ministro Alexandre de Moraes, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Os investigados são:
- Bernardo Romão Correa Netto (coronel);
- Estevam Theophilo (general);
- Fabrício Moreira de Bastos (coronel);
- Hélio Ferreira Lima (tenente-coronel);
- Márcio Nunes de Resende Júnior (coronel);
- Rafael Martins de Oliveira (tenente-coronel);
- Rodrigo Bezerra de Azevedo (tenente-coronel);
- Ronald Ferreira de Araújo Júnior (tenente-coronel);
- Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros (tenente-coronel);
- Wladimir Matos Soares (policial federal).

Você precisa estar logado para postar um comentário Login