Notícias Recentes
STF reprova decisão da Câmara sobre Carla Zambelli
Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) consideram que a decisão da Câmara dos Deputados de manter o mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP) é inaceitável, classificando o ato dos parlamentares, ocorrido na madrugada de quinta-feira, como uma tentativa de enfraquecer o tribunal.
Fontes do Supremo ouvidas reservadamente pelo GLOBO indicam que o tribunal estuda aplicar novas medidas em resposta à situação. De acordo com esses ministros, a decisão configura flagrante desobediência a uma ordem judicial. A votação na Câmara teve 227 votos favoráveis à cassação e 170 contrários, e o processo foi arquivado por não alcançar o mínimo de 257 votos necessários para condenar Zambelli.
Predominante aliada do ex-presidente Jair Bolsonaro, Carla Zambelli foi condenada por unanimidade pelo STF, em maio, a dez anos de prisão por envolvimento em invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) junto ao hacker Walter Delgatti. A punição a tornou inelegível por oito anos e resultou na perda automática do mandato parlamentar.
Após fugir para a Itália por meio da fronteira com a Argentina na cidade de Foz do Iguaçu (PR), ela também foi condenada pelo Supremo a cinco anos e três meses de prisão por porte ilegal de armas e constrangimento ilegal, relacionados a um episódio em que perseguiu um homem armado na véspera do segundo turno eleitoral de 2022 em São Paulo.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login