Economia
Suape apresenta Guia Prático de Sustentabilidade no Suape Conecta
O Complexo Industrial Portuário de Suape divulgou, nesta terça-feira (16), o Guia Prático de Sustentabilidade, um projeto que compila práticas bem-sucedidas adotadas pelas empresas situadas nessa área, destacando aquelas que se sobressaem por seu comprometimento com ações sociais, ambientais e responsáveis. O lançamento ocorreu durante a segunda edição de 2025 do Suape Conecta, realizada no auditório do Centro Administrativo da estatal.
O evento contou com a presença de representantes do setor produtivo, gestores e parceiros institucionais, promovendo um ambiente propício para diálogo, integração e fortalecimento de iniciativas estratégicas do complexo, tornando-se um espaço para troca de experiências e alinhamento de ações para o desenvolvimento e a gestão industrial.
Das 27 empresas participantes, três mereceram destaque: a Petrobras – Refinaria Abreu e Lima, pelo programa Meninas Pró-Futuro; a Vibra Energia S.A., pelo projeto Movimento Violência Sexual Zero; e a Seara Alimentos, pelo uso de Hidrogênio Verde em seu processo produtivo.
“A primeira edição do Guia Prático de Sustentabilidade foi um êxito e ressalta o compromisso com uma agenda sustentável, inovadora e inclusiva. Isso demonstra que as empresas promovem educação, equidade de gênero, fortalecimento das comunidades locais e estão focadas na transição para uma economia com baixa emissão de carbono, alinhadas com os valores do Complexo Industrial Portuário de Suape e do Governo de Pernambuco”, celebrou Armando Monteiro Bisneto.
Durante a programação, foi exibida a Retrospectiva 2025, destacando as principais ações de desenvolvimento e gestão industrial realizadas ao longo do ano, mostrando avanços, resultados e desafios superados pelas empresas instaladas na região.
“É muito gratificante chegarmos ao final do ano e, ao avaliarmos as atividades da nossa área, percebermos a parceria e o apoio das empresas. Juntos, avançaremos ainda mais nas questões coletivas e individuais de cada organização, fortalecendo nossa cadeia produtiva”, ressaltou o diretor de Desenvolvimento e Gestão Industrial, Armando Peixoto Filho.
Na ocasião, também foi entregue o Troféu Selo Terminal Amigo do Oceano 2025, em sua quinta edição, que reconhece as instalações portuárias que se destacaram pela conformidade ambiental e adoção de boas práticas sustentáveis.
O prêmio tem como objetivo conscientizar os responsáveis pelos terminais sobre a importância do cuidado ambiental, ao mesmo tempo em que valoriza aqueles que adotam uma postura responsável e proativa em concordância com os objetivos da Década dos Oceanos e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, especialmente o ODS 14 – Vida na Água.
Seis terminais foram premiados: Pandenor Importação e Exportação; Decal Brasil; Tecon Suape; Petrobras Transporte S.A. – Terminal Aquaviário de Suape; Ultracargo Logística; e Temape – Terminais Marítimos de Pernambuco.
“Ao reconhecer esses parceiros, Suape reforça sua visão de que desenvolvimento econômico e proteção ambiental devem caminhar juntos. Hoje celebramos não apenas empresas que cumprem os requisitos, mas parceiros estratégicos que compartilham conosco a responsabilidade de preservar os oceanos e garantir um futuro sustentável para as próximas gerações”, declarou o diretor de Desenvolvimento e Gestão Portuária, José Constantino.
Comitê de Inovação
Encerrando o evento, foi apresentada a agenda de atividades para 2026 do Comitê de Inovação para Indústrias, consolidando o compromisso de Suape com inovação, competitividade e sustentabilidade do parque industrial.
“A programação foi elaborada de forma integrada, focando na promoção de soluções tecnológicas, na cooperação entre empresas e na preparação das indústrias para os desafios futuros, equilibrando crescimento econômico, eficiência operacional e redução de emissões”, explicou o diretor de Sustentabilidade e Inovação, Sóstenes Alcoforado.
O Suape Conecta fortaleceu as relações institucionais, incentivou o compartilhamento de conhecimento e reafirmou o papel do complexo como motor do desenvolvimento econômico e industrial. A organização não governamental Giral foi convidada especial do evento.
Durante o encontro, representantes da ONG apresentaram seu trabalho, que beneficia mais de 5 mil pessoas na Zona da Mata Norte de Pernambuco. A peça Guardiões da Natureza, inspirada no folclore brasileiro e voltada à reflexão sobre a preservação ambiental, foi dramatizada com a participação de crianças e adolescentes.
Instituto do Fígado
O Suape Conecta também abriu espaço para a presidente do Instituto do Fígado e Transplante de Pernambuco, Leila Beltrão, apresentar a instituição às empresas e solicitar apoio para arrecadação de fundos destinados à construção de um hospital de referência.
Com mais de 15 anos de experiência, o IFP é uma instituição privada sem fins lucrativos, reconhecida como um dos centros mais avançados em pesquisa, ensino, prevenção e tratamento de doenças gastrohepáticas provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O instituto oferece atendimento humanizado, desde o diagnóstico até o tratamento, a pacientes com enfermidades relacionadas ao fígado.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login