Conecte Conosco

Economia

Suape mostra estrutura para países do Sudeste Asiático

Publicado

em

Armando Monteiro Bisneto, diretor-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, destacará nesta quarta-feira (10) a estrutura logística do porto de Suape e do complexo industrial como ponto estratégico para fortalecer as conexões comerciais entre o Nordeste do Brasil e o Sudeste Asiático.

O encontro, realizado em Brasília, é organizado pelo Instituto Ásia-Pacífico e pela Frente Parlamentar Mista Brasil-ASEAN, presidida pelo deputado federal Waldemar Oliveira (Avante). Participarão nove embaixadores dos países do Sudeste Asiático, representantes do Japão e da China, além de empresários, diplomatas, autoridades e parlamentares.

Armando Bisneto ressaltou que o objetivo principal é promover o comércio em Suape, visando atrair investimentos estrangeiros. “Queremos posicionar o porto como uma alternativa para esses países enviarem seus produtos ao Brasil ou utilizarem Suape como um centro de distribuição”, afirmou.

O Sudeste Asiático, formado por Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Singapura, Tailândia, Vietnã, Brunei e Timor Leste, abriga mais de 680 milhões de consumidores e possui um PIB superior a US$ 4 trilhões. Entre as exportações brasileiras para a região estão soja, trigo, açúcar e derivados de petróleo.

Desde 2024, Suape conta com uma linha marítima semanal direta para a Ásia, conectando-se especialmente a Singapura. Localizado na Região Metropolitana do Recife, o porto pernambucano é o sexto mais movimentado entre os portos públicos brasileiros.

Cooperação

Durante o evento, será assinada uma cooperação técnica entre Suape e a Frente Parlamentar. Também estão previstos discursos dos embaixadores Nguon Hong Prak, do Reino do Camboja, representando a ASEAN, do embaixador Alex Giacomelli, do Ministério das Relações Exteriores, além de ministros do Governo Federal.

O evento foi organizado pelo deputado federal Waldemar Oliveira, pelo secretário-executivo da Frente Parlamentar, Alex Kawano, e pelo presidente do Instituto Ásia-Pacífico, Alberto Carbonar.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados