Conecte Conosco

Economia

Sudene apoia 101 empresas em Pernambuco com incentivos fiscais

Publicado

em

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) concedeu, em 2025, incentivos fiscais a 101 empresas localizadas em Pernambuco. Esses empreendimentos são responsáveis por 28.389 empregos e estão ligados a investimentos privados que somam R$ 1,61 bilhão, valor investido antes do benefício.

Em toda a área de atuação da Sudene, 671 empresas receberam os incentivos no mesmo ano, superando o resultado de 2024.

Esses benefícios permitem que parte do Imposto de Renda Pessoa Jurídica seja reinvestido na própria empresa, abrindo recursos para modernizar instalações, ampliar atividades e atualizar equipamentos.

Para o superintendente Francisco Alexandre, os incentivos impulsionam o crescimento empresarial ao longo do tempo, aumentando a atratividade e dinamismo das atividades econômicas na região de atuação da Sudene.

De todos os benefícios concedidos em Pernambuco, 87 empresas tiveram redução de 75% do IRPJ, enquanto 14 optaram por reinvestir 30% do imposto.

Os recursos da redução tributária serão usados para apoiar 53 novos empreendimentos e modernizar 29 empresas existentes. Além disso, 14 empresas irão complementar seus equipamentos, duas diversificarão suas linhas de produção e três solicitaram correções em seus processos.

Heitor Freire, diretor de Fundos, Incentivos e de Atração de Investimentos da Sudene, destaca que os incentivos fiscais alcançam várias cadeias produtivas importantes na região.

Em Pernambuco, os benefícios fiscais da Sudene abrangem setores como agricultura, eletroeletrônica, tecnologia da informação, infraestrutura, turismo (hotelaria), e indústrias de alimentos, vestuário, papel e celulose, plásticos, metalurgia, minerais não metálicos, móveis, químicos e têxtil.

Para receber o incentivo, o empreendimento deve estar localizado na área de atuação da Sudene, atuar em setores prioritários para o desenvolvimento regional conforme o Decreto nº 4.213 de 26 de abril de 2002 e estar tributado pelo lucro real.

Equipes da Sudene realizam vistorias periódicas para assegurar o uso correto dos recursos.

Além dos incentivos fiscais, a Sudene oferece linhas de crédito via Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), compondo um conjunto de políticas que estimulam a atração, manutenção e expansão de investimentos produtivos na região.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados