Economia
Sudene e parceiros lançam programa novo para impulsionar inovação na gestão pública do Nordeste
A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) vai lançar na próxima quinta-feira (21) o programa Conexões Inovação Aberta Nordeste (Co.NE).
Essa iniciativa tem como objetivo enfrentar os desafios antigos da gestão pública, trazendo soluções inovadoras através de startups e organizações do ecossistema regional de inovação.
Em consonância com o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), o Co.NE é direcionado para os municípios na área de atuação da Sudene, com previsão de execução até 2028.
O programa é resultado de uma parceria inédita entre a Sudene, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o Banco do Nordeste (BNB), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Impact Hub Brasil.
A proposta inclui capacitação para os municípios, seleção pública de soluções e fornecimento de linhas de crédito, possibilitando que as prefeituras testem e adotem tecnologias inovadoras com rapidez e segurança jurídica.
Serão até 56 municípios participantes, que poderão apresentar 168 desafios públicos, buscando até 504 soluções inovadoras para resolver essas questões.
As propostas serão escolhidas por meio da plataforma Desafios da Enap e contratadas com suporte dos Contratos Públicos para Soluções Inovadoras (CPSIs), um mecanismo previsto no Marco Legal das Startups.
Para facilitar as contratações, o Co.NE fornecerá acesso simplificado ao financiamento público, com crédito estruturado em parceria com o BNB e o BID.
Em cada ciclo, até quatro municípios participarão de capacitações para transformar seus principais problemas públicos em desafios de inovação aberta. As soluções poderão vir de startups, empresas de tecnologia, organizações da sociedade civil ou centros de pesquisa.
Se aprovadas, as propostas passarão por fases de teste, aceleração e potencial contratação.
O programa foca em áreas como saneamento básico, saúde, mobilidade urbana, sustentabilidade ambiental e transformação digital. A contratação poderá abranger soluções ainda em fase piloto, oferecendo maior flexibilidade e incentivos para inovação no setor público.
O lançamento do programa acontecerá em Recife, capital de Pernambuco, a partir das 9h, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Sudene no YouTube.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login