Economia
Sudene e UFPE avançam em estudos para trem Recife-Caruaru e ramal de cargas no Sertão

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) deram início nesta segunda-feira (28) aos levantamentos técnicos para dois projetos essenciais: a reativação do transporte ferroviário de passageiros entre Recife e Caruaru, e a implantação de um ramal ferroviário de cargas ligando Petrolina a Salgueiro, no Sertão pernambucano.
Em encontro realizado no Recife, o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, e o reitor da UFPE, Alfredo Gomes, definiram as equipes envolvidas e o escopo dos estudos que serão realizados.
Esses projetos integram uma estratégia focada na mobilidade sustentável e no aperfeiçoamento da infraestrutura logística em Pernambuco.
Danilo Cabral destacou: “Esta foi a primeira reunião de trabalho do acordo firmado. Planejamos as equipes de cada instituição e estabelecemos o escopo do que esperamos alcançar, que inclui avaliar a malha ferroviária atual, explorar possíveis alternativas e tecnologias de transporte, além de considerar os aspectos ambientais, sociais e econômicos visando a melhor forma de viabilizar esses sistemas”.
Detalhes dos Projetos
O projeto para o trem de passageiros tem como objetivo analisar a possibilidade de um novo trajeto entre Recife e Caruaru, oferecendo uma alternativa ao transporte rodoviário tradicional.
Essa proposta está alinhada com a política nacional de reativação das linhas ferroviárias de passageiros, enfatizando a redução dos impactos ambientais e a promoção da regularidade das operações.
Já o estudo voltado para o ramal de cargas busca viabilizar uma conexão ferroviária entre Petrolina e Salgueiro para facilitar o escoamento da produção da região do Vale do São Francisco.
Espera-se que esta linha se conecte à Ferrovia Transnordestina e aos portos de Suape (PE) e Pecém (CE), potencializando a competitividade dos produtos locais e fortalecendo a logística entre os estados.
Alfredo Gomes ressaltou a importância dessas ações: “São iniciativas fundamentais não apenas para Pernambuco, mas para o futuro do Nordeste como um todo. Investir no transporte ferroviário de passageiros e conectar as cadeias produtivas é essencial”.
Outras Frentes de Cooperação
Além das propostas ferroviárias, a parceria entre Sudene e UFPE também aborda projetos de revitalização urbana, estímulo ao comércio local e apoio ao desenvolvimento da cadeia produtiva da caprinocultura no estado.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login