Economia
Sudene libera R$ 700 milhões para obras da Transnordestina
A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) autorizou nesta segunda-feira (22) a liberação de R$ 700 milhões para a continuidade das obras da Ferrovia Transnordestina.
Os recursos são provenientes do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), que é um instrumento regional de financiamento administrado pela Autarquia.
O valor será investido no trecho que liga o Piauí ao Porto do Pecém, no Ceará, passando por 53 municípios nos estados do Piauí, Pernambuco e Ceará.
Esse aporte reforça o compromisso do governo federal em cumprir o cronograma da ferrovia, que é um projeto fundamental para melhorar a competitividade econômica da região Nordeste.
Francisco Alexandre, superintendente da Sudene, destacou que a Transnordestina deixou de ser um projeto a longo prazo para se tornar uma realidade operante. Ele ressaltou que este investimento de R$ 700 milhões reafirma o papel da Sudene em viabilizar uma obra com grande potencial de transformar a logística no Nordeste.
A decisão foi aprovada por unanimidade pela Diretoria Colegiada da Sudene e inclui ainda o empenho adicional de R$ 115,4 milhões, complementando o valor contratual de R$ 1 bilhão.
Segundo Heitor Freire, diretor de Gestão de Fundos e Incentivos Fiscais da Sudene, a concessionária Transnordestina Logística S.A. (TLSA) apresentou as comprovações física, financeira e contábil da execução das obras, as quais foram atestadas pelo agente operador, o Banco do Nordeste.
A Sudene é uma das principais financiadoras da ferrovia por meio do FDNE. No total, a Autarquia investirá R$ 7,4 bilhões no projeto até 2027. Com o novo aporte, já foram liberados R$ 6,1 bilhões, incluindo R$ 800 milhões vindos do antigo Finor.
Atualmente, 100% da execução da Transnordestina está contratada. Recentemente foram dadas as ordens de serviço dos lotes 9 (46 km entre Baturité e Aracoiaba) e 10 (51 km entre Aracoiaba e Caucaia), considerados os trechos mais técnicos e essenciais para a conclusão da primeira fase do projeto.
Embora a ferrovia esteja prevista para ser completamente finalizada em 2028, já há avanços na operação. Na última semana, um trem com 20 vagões cheios de milho percorreu 585 km entre Bela Vista, no Piauí, e Iguatu, no Ceará, marcando o início dos testes operacionais. Espera-se que em 2024 o transporte regular de cargas seja iniciado com a entrada em operação oficial.


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