Economia
Sudene vai estudar trem de passageiros entre Recife e Caruaru

Uma parceria entre a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) será fundamental para viabilizar um estudo destinado a reativar o serviço ferroviário de passageiros no trecho que liga Recife a Caruaru, localizado no Agreste pernambucano.
Danilo Cabral, superintendente da Sudene, divulgou essa iniciativa durante entrevista no programa Folha Política, da Rádio Folha FM, na terça-feira (22).
Este estudo, que deverá ser formalizado em breve, tem como objetivo avaliar a infraestrutura ferroviária remanescente para decidir se será possível restaurá-la ou se será necessário construir uma via férrea nova para impulsionar o transporte de passageiros.
A extensão prevista para o trajeto desse trem é de cerca de 120 quilômetros. Segundo Danilo Cabral, as negociações com a UFPE estão avançadas, e o projeto deve ser apresentado no primeiro trimestre do próximo ano.
Danilo Cabral relembrou que Pernambuco e o Nordeste já tiveram uma rede de transporte ferroviário de passageiros significativa, que ligava Recife ao Sertão e à cidade de Salgueiro. Essa rede foi desativada ao longo do tempo, mas atualmente existe uma decisão política do governo federal para reativar não só o transporte de carga, mas também o de passageiros.
Além do trecho Recife-Caruaru, a Sudene está avaliando outras rotas similares em estados como Bahia, Ceará e Maranhão, buscando qualificar o transporte ferroviário regional, que tem potencial para impulsionar setores como o têxtil, o turismo e a mobilidade na BR-232.
Após finalizado o levantamento inicial com a UFPE, o projeto seguirá para a fase de avaliação técnica e ambiental. A Sudene está comprometida com uma análise detalhada para encontrar soluções econômicas, ambientais e sociais viáveis para resgatar esse meio de transporte amplamente utilizado mundialmente.
Trem para carga entre Petrolina e Salgueiro
Além do trem de passageiros, a Sudene está desenvolvendo um projeto para construir uma ferrovia voltada para o transporte de cargas entre as cidades de Petrolina e Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. O projeto abrange cerca de 250 quilômetros e visa fortalecer a logística da fruticultura irrigada do Vale do São Francisco, ligando-a à ferrovia Transnordestina e aos portos de Suape e Pecém.
De acordo com o superintendente, essa iniciativa está alinhada com a política do presidente Lula para modernizar a malha ferroviária no Nordeste, aumentando a competitividade regional e reduzindo os custos de transporte em até 40% em comparação com o modal rodoviário.
Concessão do Metrô do Recife
Recentemente, o governo federal autorizou a transferência da gestão do Metrô do Recife para a iniciativa privada, que ocorrerá via licitação administrada pelo BNDES. O sistema será inicialmente repassado ao governo estadual, e a previsão é que o processo seja concluído até 2026, com a nova administração assumindo em 2027.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login