Conecte Conosco

Mundo

Suécia enviará aviões de caça para vigiar a Groenlândia

Publicado

em

Suécia anunciou nesta quinta-feira (12) o envio de caças para realizar voos de vigilância sobre a Groenlândia, um território autônomo da Dinamarca, como parte da nova missão da OTAN no Ártico. A iniciativa busca acalmar preocupações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O presidente republicano chegou a ameaçar o uso da força para tomar a Groenlândia e propôs a aplicação de tarifas comerciais contra países que se opuserem aos seus interesses na região ártica.

Essas provocações geraram uma das crises mais sérias na história da Aliança Atlântica, fundada em 1949, até que Trump anunciou ter alcançado um acordo importante com o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte.

Na última quarta-feira, a OTAN comunicou o início de uma nova operação para aumentar sua presença no Ártico, chamada Arctic Sentry (Sentinela do Ártico).

Caças Gripen serão responsáveis por patrulhar a Groenlândia nessa missão, pois, segundo o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, a Suécia tem o dever de contribuir para a segurança de toda a área coberta pela Aliança.

Ele ressaltou que a área ártica possui um valor estratégico cada vez maior.

Em uma nota à parte, as forças armadas suecas informaram que os aviões de combate estarão baseados na Islândia.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados