Mundo
Suécia quer banir celulares nas escolas para melhorar atenção
A Suécia está planejando impedir o uso de telefones celulares em escolas de ensino fundamental e médio para ajudar os estudantes a focar melhor nas aulas, informou o governo na quarta-feira, dia 28.
Essa regra exigiria que alunos com até 15 ou 16 anos entregassem seus celulares logo pela manhã e só os pegassem de volta ao final do dia escolar.
Estudos mostram que estudantes suecos ficam mais distraídos com dispositivos digitais em sala de aula do que a média dos alunos da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), disse o governo em comunicado.
Por isso, o governo propõe essa proibição dos celulares durante todo o período escolar.
Atualmente, cerca de 80% das escolas de ensino fundamental e médio na Suécia já limitam o uso de celulares, decisão tomada pelos diretores, informou a agência de notícias TT.
No entanto, a ministra da Educação, Simona Mohamsson, explicou em entrevista coletiva que é necessária uma regra nacional para garantir que todas as escolas não permitam celulares.
Ela afirmou que a medida vai diminuir as distrações durante as aulas, representando uma vitória para o ensino e para a saúde mental dos alunos.
Mohamsson também destacou que essa proibição pode ajudar muitos pais a controlar o tempo que seus filhos passam diante das telas em casa.
Dados indicam que estudantes do ensino médio na Suécia passam quase sete horas por dia em frente a telas, sem contar o tempo de uso durante as aulas.
Se o Parlamento aprovar a medida, ela começará a valer no início do semestre de outono no hemisfério norte, em agosto de 2026, e abrangerá também centros de atividades extracurriculares.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login