Conecte Conosco

Brasil

SUS disponibiliza vacina para prevenir bronquiolite em bebês prematuros

Publicado

em

Desde este mês, o Sistema Único de Saúde (SUS) está oferecendo uma vacina para bebês prematuros e crianças com condições que aumentam o risco de bronquiolite. A vacina utilizada é o nirsevimabe, que oferece maior proteção contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável principal por essa doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, o nirsevimabe é um anticorpo monoclonal que proporciona proteção imediata, sem a necessidade de ativar o sistema imunológico do bebê para produzir seus próprios anticorpos.

São considerados prematuros os bebês que nasceram com menos de 37 semanas de gestação. Entre as condições que aumentam o risco de bronquiolite em crianças de até dois anos estão: doença pulmonar crônica da prematuridade (broncodisplasia), cardiopatias congênitas, malformações das vias aéreas, doenças neuromusculares, fibrose cística, comprometimento grave do sistema imune, seja de origem congênita ou adquirida, e síndrome de Down.

Alexandre Padilha, ministro da Saúde, informou que 300 mil doses da vacina já foram distribuídas em todo o Brasil.

O SUS também disponibiliza a vacina contra o VSR para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, garantindo proteção aos bebês desde o nascimento. O vírus é a causa de aproximadamente 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças pequenas.

Em 2025, até 22 de novembro, o Brasil registrou mais de 43 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo VSR, sendo que a maior parte das hospitalizações aconteceu em crianças com menos de dois anos, representando 82,5% dos casos.

Como grande parte das bronquiolites é causada por vírus, não há tratamento específico para a doença. A abordagem consiste em aliviar os sintomas, incluindo suporte respiratório, uso de oxigênio conforme necessário, hidratação adequada e administração de broncodilatadores para ajudar na abertura das vias aéreas, especialmente quando há chiados evidentes.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados