Conecte Conosco

Notícias Recentes

Suspeito é preso em São Paulo por roubo de obras de arte de Matisse e Portinari

Publicado

em

Um dos suspeitos pelo furto das obras de arte na Biblioteca Mário de Andrade, localizada no centro de São Paulo, foi detido nesta segunda-feira (8/12) pela Polícia Civil, no centro da capital paulista.

Outro indivíduo, já identificado, continua foragido. Os dois estavam armados quando invadiram a biblioteca no domingo (7/12), levando 13 gravuras dos artistas Henri Matisse e Candido Portinari.

As peças faziam parte da mostra “Do Livro ao Museu: MAM São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade”, uma parceria com o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM).

De acordo com a Polícia Militar, os criminosos renderam os seguranças e escaparam rumo à estação Anhangabaú do Metrô, sem causar feridos.

Um terceiro suspeito, flagrado pelas câmeras do Smart Sampa em interação com um dos assaltantes, foi detido pela Guarda Civil Metropolitana (GCM), mas liberado, devendo prestar depoimento ainda nesta segunda.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) comunicou que o veículo utilizado na fuga foi encontrado, apreendido e encaminhado para perícia. As investigações continuam para encontrar o segundo suspeito e recuperar as obras roubadas.

Descrição do roubo

Foram levadas oito gravuras do pintor francês Henri Matisse, considerado uma referência do movimento fauvista, conhecido pelo uso de cores vivas e pinceladas soltas, e cinco gravuras do brasileiro Candido Portinari, um dos principais nomes do modernismo no Brasil.

Identificação dos suspeitos

Câmeras do sistema municipal SmartSampa registraram a ação dos bandidos às 10h43, mostrando-os estacionando uma van próxima à Avenida Nove de Julho, onde retiraram as obras e caminharam pela calçada. Até o momento, os dois indivíduos não foram reconhecidos pelas autoridades.

Posição da prefeitura

A prefeitura, que administra a biblioteca, informa que o local possui sistema de monitoramento por câmeras, cujo material foi entregue às autoridades policiais para auxiliar nas investigações. A biblioteca passou por uma perícia detalhada. Além disso, garante que as obras estavam protegidas por apólice de seguro contra furtos e danos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados