Mundo
Suspensão de vistos nos EUA: o que brasileiros precisam saber
O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira, 14, que a emissão de vistos de imigrante para 75 países, incluindo o Brasil, foi suspensa.
De acordo com informações divulgadas pela Fox News Digital e confirmadas posteriormente pela secretária de imprensa Karoline Leavitt no X, a suspensão começará na próxima quarta-feira, dia 21, e continuará por tempo indeterminado.
A medida foi comunicada de forma pouco clara, gerando dúvidas. A seguir, perguntas e respostas para melhor entendimento do assunto:
Por que o Departamento de Estado suspendeu a emissão de vistos?
Segundo o órgão, o objetivo da medida é assegurar que os novos imigrantes não retirem recursos financeiros do povo americano.
“O Departamento de Estado interromperá o processamento de vistos de imigrantes de 75 países cujos migrantes recebem assistência social do povo americano em níveis considerados inaceitáveis. A suspensão permanecerá enquanto os EUA não conseguirem garantir que esses novos imigrantes não tirarão vantagens financeiras do povo americano”, explicou o órgão em publicação no X.
Quais vistos foram suspensos?
A publicação do Departamento de Estado esclarece que a suspensão é para vistos de imigrantes. A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil não especificou se a regra se aplica a todos os tipos de vistos ou há exceções.
Os EUA classificam os vistos em duas categorias:
- Não imigrante: para viagens temporárias, como atletas em competições, visitantes a negócios e estudantes;
- Imigrante: para quem deseja residir permanentemente nos EUA, por exemplo, pessoas que se casam com cidadãos americanos ou trabalham de forma permanente no país.
Brasileiros com viagens planejadas serão afetados?
A suspensão abrange apenas novos vistos de imigrante. Brasileiros que pretendem viajar para turismo ou visitar familiares e amigos devem solicitar o visto B2, que faz parte da categoria de vistos não imigrantes.
Quais países sofrerão com a medida?
A secretária de imprensa Karoline Leavitt confirmou que, além do Brasil, países como Somália, Rússia, Afeganistão, Irã, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia e Iêmen também estão na lista.
“A suspensão engloba dezenas de países — incluindo Somália, Haiti, Irã e Eritreia — cujos imigrantes frequentemente se tornam um encargo público para os Estados Unidos após a chegada. Estamos trabalhando para assegurar que a generosidade do povo americano não seja mais explorada. O governo Trump sempre priorizará os Estados Unidos”, declarou o Departamento de Estado no X.
Um memorando do Departamento de Estado, obtido pela Fox News, orienta os funcionários consulares a recusarem vistos conforme a legislação vigente, enquanto as regras de triagem e verificação são revistas.
Quando a suspensão passará a valer?
Conforme informado, a suspensão entrará em vigor na quarta-feira, dia 21, e permanecerá por tempo ilimitado.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login