Centro-Oeste
Suspensão do concurso da Caesb com salários de até R$ 11 mil pelo TCDF

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) determinou a suspensão do concurso público realizado pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), que oferece vagas para níveis superior, médio e técnico, com salários que chegam a R$ 11 mil. A decisão foi publicada na edição de sexta-feira (19/9) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
Segundo o TCDF, a quantidade de provas discursivas aplicadas no concurso é insuficiente, o que pode prejudicar a chamada de candidatos, notadamente daqueles em situação financeira desfavorecida, assim como a seleção para pessoas negras e aquelas com deficiência (PCDs).
O conselheiro Inácio Magalhães, relator do processo, explicou que, conforme as regras originais do concurso, poucos candidatos da ampla concorrência avançam para a etapa da prova discursiva, o que pode resultar na falta de aprovados nessa categoria para preencher futuras vagas.
Essa situação afeta simultaneamente a convocação dos concorrentes negros, com deficiência e hipossuficientes, que têm requisitos legais específicos para o preenchimento de vagas.
Para solucionar o problema, Magalhães recomenda a correção de um número maior de provas discursivas além do previsto inicialmente para todas as categorias envolvidas, garantindo, assim, a disponibilidade de candidatos aprovados em cada grupo caso surjam novas vagas.
Essa medida visa garantir que nenhuma categoria fique sem candidatos suficientes para concorrer, especialmente os hipossuficientes. O ajuste será aplicado aos cargos dos três níveis de escolaridade do concurso e poderá resultar na retificação das tabelas do edital e na republicação dos resultados das provas discursivas.
O Metrópoles já procurou a Caesb para esclarecer as falhas apontadas, e segue aguardando um posicionamento da companhia.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login