Mundo
Talibã envia primeiro embaixador para a Rússia desde 2021

Um representante do Afeganistão chegou à Rússia nesta terça-feira (1º), conforme informou a mídia local, sendo o primeiro embaixador nomeado pelo Talibã desde sua retomada do poder em 2021, evidenciando uma aproximação entre os dois países.
Outros países, como China e Emirados Árabes Unidos, também receberam emissários indicados pelos talibãs, ainda que nenhum deles reconheça formalmente o grupo como governo legítimo do Afeganistão.
Gul Hasan, ex-cônsul no Paquistão, chegou à capital russa e deve iniciar suas funções em breve, conforme reportado pelas agências Tass e Ria Novosti.
Um representante da embaixada afegã confirmou à AFP a chegada de Hasan na terça-feira.
O grupo islâmico retomou o controle de Cabul em 15 de agosto de 2021, após a retirada das tropas americanas que apoiavam o governo internacionalmente reconhecido.
A Rússia iniciou a normalização das relações após a Suprema Corte do país remover o Talibã da lista de organizações consideradas “terroristas” em abril, e já havia aceitado em 2022 um representante nomeado pelo grupo para as Relações Exteriores.
A Rússia foi o primeiro país a estabelecer um escritório de representação comercial em Cabul depois da retomada do poder pelo grupo, além de manifestar interesse em transformar o Afeganistão em um ponto de passagem para o gás em direção ao Sudeste Asiático.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login