Conecte Conosco

Mundo

Talibãs libertam casal britânico após quase oito meses de prisão no Afeganistão

Publicado

em

As autoridades talibãs libertaram nesta sexta-feira (19) um casal britânico que foi mantido preso por quase oito meses no Afeganistão. Ao chegar ao Catar, país que atuou como mediador, eles se reuniram com seus familiares.

O avião com Peter Reynolds e Barbie Reynolds, com 80 e 76 anos respectivamente, pousou em Doha, capital do Catar, após decolar de Cabul, capital afegã.

O Catar atua como intermediário entre os talibãs, que retomaram o controle do Afeganistão em 2021, e a comunidade internacional, que em sua maioria não reconhece seu governo, com exceção da Rússia.

Barbie Reynolds, cobrindo o cabelo com um lenço vermelho, declarou estar muito bem tratada e ansiosa para rever seus filhos antes de embarcar.

Os talibãs não forneceram explicações sobre os motivos da detenção do casal em fevereiro, enquanto eles retornavam para casa.

Antes de voltarem a Londres, no sábado, em um voo comercial, ambos passarão por avaliações médicas, conforme informado por um diplomata do Catar.

O casal, que tem quatro filhos, se casou em Cabul em 1970 e há anos dirige uma ONG que promove programas educacionais para crianças e mulheres.

Além disso, eles adquiriram a cidadania afegã, e as autoridades talibãs afirmaram que o casal foi julgado sob essa nacionalidade, embora nunca tenham divulgado as acusações oficiais contra eles.

Quando os talibãs retomaram o poder em 2021, o casal optou por permanecer no país mesmo após recomendações contrárias da embaixada britânica.

Inicialmente, eles foram mantidos em uma prisão de segurança máxima, posteriormente transferidos para celas subterrâneas sem luz natural e depois para instalações dos serviços de inteligência em Cabul, segundo especialistas das Nações Unidas.

A família fez diversos apelos por sua libertação, ressaltando o estado delicado de saúde do casal.

Desde que os talibãs reassumiram o controle, vários estrangeiros têm sido presos no Afeganistão.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados