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TAP é condenada a pagar R$ 5,6 mil a passageiro que foi parar no Rio em vez de Brasília

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Companhia portuguesa alegou que a greve dos próprios funcionários prejudicou o autor da ação, que receberá R$ 3 mil em danos morais e R$ 2,6 mil em danos materiais

Transportes Aéreos Portugueses (TAP) foi condenada a pagar R$ 3 mil de indenização por danos morais a um passageiro que teve voo cancelado pela empresa e foi realocado em voo com destino diverso do contratado originalmente. A companhia também terá que pagar R$ 2.691,50, a título de ressarcimento material ao autor da ação, que comprovou os gastos com alimentação e passagens para chegar ao destino pretendido.

O passageiro pediu o recebimento de indenização por danos materiais e morais devido ao cancelamento de um voo de Paris a Brasília, com escala em Lisboa — e porque, após o cancelamento, foi alocado em voo de outra companhia aérea e transportado somente até o aeroporto do Rio de Janeiro, diferente do destino final contratado.

A TAP alegou, como justificativa, a greve dos pilotos da empresa, a fim de afastar a obrigação de indenizar o autor. No entanto, a juíza do 1º Juizado Especial Cível de Brasília entendeu que o fato configura o tipo de caso chamado de “fortuito interno” que, ao contrário do fortuito externo, não rompe o nexo de causalidade, necessário para excluir a responsabilidade da companhia.

A juíza constatou que a greve dos pilotos está completamente atrelada à prestação de serviços oferecida pelas companhias de transporte aéreo, o que impossibilita invocar defeitos naquela atividade para excluir a responsabilidade civil por danos causados aos consumidores. Pelas circunstâncias que cercaram o caso, a magistrada entendeu que eram devidas as indenizações tanto de cunho material, como moral.

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