Notícias Recentes
Tarcísio busca apoio evangélico próximo a pastor ligado a Eduardo Cunha

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), prestigiou novamente a Assembleia de Deus do Brás recentemente, participando de um evento direcionado às mulheres da congregação. Essa marca a terceira visita do governador ao templo este ano, durante a qual intensificou seu relacionamento com o pastor Samuel Ferreira e estreitou laços com o público evangélico.
A visita ocorreu durante o encontro da Confederação de Irmãs Beneficentes Evangélicas Mundial, realizado entre 22 e 25 de julho, não constando na agenda oficial do governador. Na ocasião, Tarcísio sancionou uma lei que nomeia o Hospital do Mandaqui em homenagem a Keila Fernandes, esposa do pastor Samuel, que faleceu no início deste ano e teve seu velório marcado pela presença de diversos políticos.
Samuel Ferreira é conhecido por sua aproximação com o ex-deputado federal Eduardo Cunha (PL), ex-presidente da Câmara dos Deputados durante o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), cassado em 2016. Em junho, Tarcísio participou do aniversário do pastor, discursando com várias alusões bíblicas.
A conexão com a Assembleia de Deus do Brás tem como intermediário o deputado estadual Oséias de Madureira (PSD) e acompanha as mensagens do governador voltadas ao público cristão. Em 28 de julho, Tarcísio publicou vídeo em suas redes sociais agradecendo à mãe por ensiná-lo a “dobrar o joelho” e compreender a palavra de Deus e a graça divina.
Tarcísio de Freitas é cotado como pré-candidato à Presidência da República em 2026, aparecendo em pesquisas tecnicamente empatado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um possível segundo turno. Apesar disso, o governador tem afirmado que disputará a reeleição em São Paulo, onde possui ampla vantagem.
Visitas à Assembleia de Deus do Brás
Desde o início do ano, Tarcísio realizou três visitas ao templo localizado no centro de São Paulo:
- Em fevereiro, participou do velório de Keila Fernandes, acompanhado por políticos como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o prefeito Ricardo Nunes (MDB), o secretário estadual Gilberto Kassab, e Eduardo Cunha.
- Em 9 de junho, esteve na celebração de aniversário do pastor Samuel Ferreira, proferindo um discurso repleto de metáforas bíblicas.
- Mais recentemente, participou do encontro da Confederação das Irmãs Beneficentes Evangélicas Mundial, ocasião em que sancionou a lei que denomina o Conjunto Hospitalar do Mandaqui com o nome da bispa falecida.
Influência política do pastor Samuel Ferreira
Samuel Ferreira é uma liderança central no meio evangélico, influenciando politicamente a Assembleia de Deus do Brás. Filho do bispo e ex-deputado federal Manoel Ferreira, conhecido por sua proximidade com o cenário político e por abençoar o ex-presidente Michel Temer (MDB) durante sua gestão.
Em 2022, Samuel coordenou eventos de campanha do Jair Bolsonaro na igreja, com fortes manifestações contra parte da imprensa.
A vinculação da família Ferreira ao bolsonarismo é recente. No auge da crise que levou ao afastamento de Dilma Rousseff, Samuel chegou a ser cogitado pelo PT para facilitar diálogos com Eduardo Cunha. Naquele período, seu pai e outras lideranças evangélicas manifestavam apoio à reeleição da petista em 2014.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login