Conecte Conosco

Brasil

Tarcísio diz a investidores que tem “interesse zero” nas eleições de 2026

Publicado

em

Em uma plateia que contava com a presença de Ronaldo Fenômeno e investidores, Tarcísio disse que quer continuar fazendo a diferença em São Paulo

Para uma plateia repleta de investidores e empresários, e com a presença do ex-jogador Ronaldo Fenômeno, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que não existe “a menor condição” dele se colocar como um nome para disputa presidencial de 2026.

O governador reafirmou que nunca quis entrar para a política e que apenas disputou a eleição para governador de São Paulo por insistência do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“O Bolsonaro apostou em mim. Ele sabe da gratidão que tenho. Foi alguém muito fácil de trabalhar e virou alguém por quem criei admiração e respeito. Me perguntaram muito sobre qual foi o cálculo político para subir em um carro de som junto com o Bolsonaro no dia 25 [de fevereiro]. Nenhum, eu fui porque ele é meu amigo e gosto dele. Bolsonaro sempre vai ser meu amigo”, disse Tarcísio.

A fala do governador acontece após o pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo e aliado de Bolsonaro, Silas Malafaia, afirmar que desconfia que Tarcísio queira que Bolsonaro siga inelegível. O líder religioso disse que as aproximações de Tarcísio com figuras como o ministro do STF, Alexandre de Moraes, gera incômodo.

“Um pastor me descascou outro dia porque ele disse que eu quero substituir o Bolsonaro. O cara não me conhece”, se limitou responder Tarcísio, sem citar Malafaia.

Tarcísio é colocado como um possível herdeiro político de Bolsonaro, declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no ano passado. Nos últimos meses, a mudança do governador para o PL é colocado como certa por dirigentes da sigla.

Outros governadores, como Ratinho Jr. e Ronaldo Caiado, também são apontados como possíveis presidenciais do campo de direita.

Apoio “integral” a Nunes

Questionado sobre as eleições municipais, Tarcísio disse que pretende se envolver o “mínimo possível” no pleito, mas reafirmou que vai tentar ajudar candidatos, como o atual prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB).

“Minha ambição é ter um prefeito que seja afinado com o governo do estado. E nesse contexto, para mim, o ideal é continuar trabalhando com o atual prefeito”, disse. Tarcísio explicou que a questão do centro de São Paulo, por exemplo, “exige uma excelente relação com o prefeito”.

O governador afirmou também que a eleição trará bons resultados para o campo de centro-direita, mas salientou que tem o compromisso de trabalhar da “forma mais republicana possível” com qualquer prefeito que seja eleito e tome posse em 2025.

“Mato alto” para cortar gastos em SP

Durante o evento, o governador defendeu o seu projeto de ajuste fiscal e disse que São Paulo tem “muito mato alto” em oportunidades para cortar gastos.

“Vemos uma série de problemas (no fiscal). Tem muito mato alto e oportunidade para cortar despesas”, disse o chefe do executivo paulista no GiroBunisess, evento organizado pela Galapagos Capital.

O programa batizado de “São Paulo na Direção Certa” promete o corte de gastos com a máquina pública para aumentar o espaço destinado aos investimentos.

EXAME

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados