Economia
Tarcísio: Etanol deve ser protegido, não negociado

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), declarou na segunda-feira (20) que o Brasil precisa proteger seu etanol e que esse combustível não deve ser colocado em negociações.
Embora não tenha citado diretamente os Estados Unidos, fazendo referência às tarifas comerciais impostas por Donald Trump, o governador enfatizou que não há necessidade de abrir mão das reservas estratégicas brasileiras.
“Temos o etanol, o biogás e o biometano; produziremos também o combustível sustentável para aviação. Em relação ao etanol, ele será utilizado para movimentar embarcações, o que representa uma demanda significativa. Portanto, não devemos abrir mão do que é reserva estratégica do Brasil nem incluir o etanol em negociações. Pelo contrário, precisamos proteger essa reserva estratégica e valorizar aqueles que investiram em tecnologia e trabalham arduamente”, afirmou o governador.
Esse posicionamento foi manifestado durante a 25ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, realizada em um hotel na Zona Sul da capital paulista.
Na última sexta-feira (17), a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) publicou uma nota negando que haja qualquer tratativa com o governo federal para reduzir a tarifa de importação de 18% aplicada ao etanol dos Estados Unidos.
A entidade destacou que mantém uma posição uniforme em defesa da previsibilidade regulatória, da reciprocidade comercial e do respeito às regras internacionais de comércio, que garantem a competitividade da bioenergia brasileira e protegem os interesses nacionais.
A Unica e a Bioenergia Brasil reforçaram sua confiança na condução responsável e equilibrada do Governo Federal nas negociações comerciais com os Estados Unidos. Ressaltaram também a importância de preservar a segurança energética, a estabilidade das regras e a credibilidade do Brasil como líder na transição para uma matriz energética com baixo carbono.
O etanol brasileiro é considerado um recurso estratégico da soberania nacional e não pode ser usado como moeda de troca em negociações comerciais.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login