Notícias Recentes
Tarcísio evita imprensa após reunião com empresários

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), reuniu-se na manhã desta terça-feira (15/7) durante cerca de 2h30 com empresários dos setores industrial e do agronegócio no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, na zona oeste da capital. O encontro teve como objetivo discutir os impactos das tarifas sobre produtos brasileiros anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na semana passada.
A reunião ocorreu a portas fechadas, com acesso restrito inclusive para assessores do governo. Participaram cerca de 20 pessoas, incluindo empresários dos setores de café, cana, madeira e outros, além do encarregado de negócios da embaixada americana, Eduardo Escobar.
Também estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, e o ex-presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, que auxiliou na organização do encontro.
Tarcísio e os empresários evitaram contato com a imprensa e não fizeram declarações após a reunião. A Secretaria de Comunicação do Governo de São Paulo também não se manifestou sobre o assunto.
O encontro aconteceu no mesmo dia em que o governo federal agendou reuniões com empresários em Brasília para tratar da crise causada pelo anúncio do tarifaço.
Este foi o segundo movimento concreto de Tarcísio, considerado um possível candidato à Presidência da República no próximo ano, para se posicionar como um negociador diante da crise gerada pelo anúncio das tarifas. O primeiro ocorreu na última sexta-feira (11/7), quando ele se reuniu com o encarregado de negócios americano em Brasília, Gabriel Escobar.
De acordo com aliados do governador, a iniciativa para a reunião partiu do próprio governo.
Críticas de Eduardo Bolsonaro
Nesta terça-feira (15/7), o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) voltou a criticar as ações de Tarcísio. Ele afirmou em sua conta no X que, se Tarcísio estivesse atento à indústria e ao comércio do país, defenderia o fim das medidas excepcionais que podem prejudicar a economia brasileira e as liberdades individuais.
Eduardo Bolsonaro acrescentou que a subserviência às elites não equivale à defesa dos interesses nacionais, mostrando descontentamento com a postura do governador.
As declarações do deputado ocorrem após entrevista concedida por Tarcísio à CNN, na qual ele respondeu a críticas anteriores feitas por Eduardo Bolsonaro.
Em entrevista à coluna Paulo Capelli, do Metrópoles, na segunda-feira (14/7), Eduardo criticou a reunião de Tarcísio com o encarregado de negócios dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, para discutir alternativas ao tarifaço, ressaltando que já demonstrou insatisfação com canais diferentes dos do presidente da República.
Segundo Eduardo Bolsonaro, enquanto esteve nos Estados Unidos, Tarcísio não o procurou, indicando uma tentativa de usar canais alternativos que, na opinião dele, já se mostraram ineficazes.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login