Conecte Conosco

Notícias Recentes

Tarcísio inaugura trecho do Rodoanel e fala sobre corrupção

Publicado

em

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), inaugurou nesta segunda-feira (22/12), em Arujá, o primeiro trecho do Rodoanel Norte, a última parte do anel viário que começou a ser construído em 1998 para ligar as rodovias que conectam cidades do interior e do litoral à capital paulista, ajudando a diminuir o trânsito de caminhões nas marginais.

Durante seu discurso, Tarcísio destacou a demora nas entregas dos quatro trechos do Rodoanel e ressaltou que o Trecho Norte, licitado em 2013 durante o governo do ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), atual vice-presidente da República, atrasou quase 13 anos devido à corrupção investigada pela Operação Lava Jato.

“Sobre essa obra caiu um grande problema, o da corrupção. Uma chaga que afeta o Brasil. Nós enfrentamos isso aqui e vimos a Operação Lava Jato, daqueles governos que se acostumaram a viver da corrupção. Por isso a obra ficou parada, por causa da Lava Jato, por causa da corrupção”, afirmou Tarcísio.

As obras foram retomadas em 2023, no primeiro ano do governo Tarcísio, por meio de contrato de concessão com a Via Appia Concessões. Para finalizar os 44 quilômetros que faltavam, a concessionária contratou o Consórcio Cantareira, liderado pela Odebrecht, que foi a principal empreiteira envolvida nos escândalos da Lava Jato.

Durante o evento, André Barnabé, diretor-presidente da Artesp, agência que fiscaliza as concessões rodoviárias, parabenizou a Odebrecht pela execução da obra. “Equipe da Odebrecht, no próximo ano entregaremos o último trecho até a Rodovia dos Bandeirantes, e depois faremos obras do metrô no Jardim Ângela”, disse.

O Rodoanel Norte deveria ter sido concluído em 2016, mas as obras foram interrompidas em 2018 após as principais construtoras envolvidas quebrarem devido às denúncias de corrupção, como OAS e Mendes Júnior — a Odebrecht não fazia parte do contrato original.

Em 2018, o Ministério Público Federal denunciou 14 pessoas, incluindo dirigentes da Dersa, antiga estatal paulista responsável pela obra, em um suposto esquema que desviou R$ 625 milhões da obra.

Após quase 13 anos desde o início das obras, o primeiro trecho do Rodoanel Norte foi inaugurado por Tarcísio nesta segunda-feira e será liberado para uso a partir de terça-feira (23/12). Com 24 quilômetros, essa etapa vai conectar as rodovias Fernão Dias e Presidente Dutra e também se ligar ao trecho Leste do Rodoanel, próximo da rodovia Ayrton Senna, em São Paulo.

Desde a retomada das obras, o investimento total é de cerca de R$ 3,4 bilhões, sendo R$ 1,35 bilhão em recursos públicos e aproximadamente R$ 2 bilhões investidos pela Via Appia. Contudo, o projeto acumula mais de R$ 600 milhões em custos adicionais devido aos atrasos.

As obras continuam na segunda etapa, que chegará até a rodovia Raimundo Pereira de Magalhães, com previsão de conclusão no segundo semestre de 2026.

Como funciona o free flow

O Rodoanel Norte operará com o sistema de cobrança eletrônica Siga Fácil Sem Parar, conhecido como free flow, que substitui as tradicionais praças de pedágio por pórticos eletrônicos. Esta tecnologia permite que os veículos passem livremente sem parar ou reduzir a velocidade, pagando somente pelo trecho utilizado.

A identificação é feita automaticamente pela leitura da placa do veículo ou tag eletrônica, que considera também o número de eixos do veículo. O sistema é mais rápido, seguro e econômico, pois diminui filas, o consumo de combustível e os riscos de acidentes.

O motorista terá até 30 dias após a passagem para pagar a tarifa. Quem utilizar tag eletrônica recebe 5% de desconto, com cobrança automática na fatura. Motoristas sem tag poderão consultar e pagar a tarifa pelos canais oficiais da concessionária.

Histórico dos atrasos do Rodoanel Norte

  • A construção do Trecho Norte começou em 2013.
  • As obras pararam em 2018 e só foram retomadas anos depois.
  • O orçamento inicial era de R$ 4,3 bilhões, mas até 2019 já foram gastos cerca de R$ 6,85 bilhões.
  • O projeto virou alvo de investigações por suspeita de superfaturamento e corrupção.
  • Empreiteiras envolvidas tiveram crise financeira e foram declaradas inidôneas pela União.
  • Em março de 2023, o consórcio Via Appia venceu o leilão para concluir a obra.
  • As obras foram retomadas em abril de 2024.

A empresa concessionária será responsável pela gestão, manutenção e operação do trecho norte durante aproximadamente 30 anos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados