Notícias Recentes
Tarcísio nomeia médico Aluísio Segurado reitor da USP
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), está prestes a oficializar a escolha do professor Aluísio Augusto Cotrim Segurado como novo reitor da Universidade de São Paulo (USP). Essa decisão confirma o resultado da eleição realizada em 27 de novembro. O livre-docente da Faculdade de Medicina foi eleito junto com a vice-reitora candidata e professora da Escola Politécnica (Poli), Liedi Légi Bariani Bernucci, que recebeu 1.270 votos.
Aluísio Augusto Cotrim Segurado é professor titular da Faculdade de Medicina e lidera o Conselho Diretor do Instituto Central do Hospital das Clínicas da USP.
A engenheira civil Liedi Légi Bariani Bernucci foi a primeira mulher a ocupar o cargo de diretora da Poli-USP.
A USP é uma das principais universidades do Brasil, reconhecida nacionalmente.
Como governador, Tarcísio tinha a prerrogativa de seguir o resultado da eleição ou escolher outro candidato da lista tríplice. Entre as opções estavam a ex-diretora da FAU Ana Lanna, que ficou em segundo lugar, e o professor da Poli Marcílio Alves, que ficou em terceiro.
Perfil do novo reitor da USP
Aluísio Segurado é formado em medicina pela USP e possui doutorado e livre-docência em doenças infecciosas e parasitárias na mesma instituição. Suas pesquisas focam medicina tropical, saúde global, vulnerabilidades sociais e cuidado a pacientes com HIV/AIDS.
Ele já atuou como vice-reitor executivo de Relações Internacionais (2013-2014) e coordenador do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) entre 2018 e 2021.
Atualmente, é professor titular da Faculdade de Medicina, presidente do Conselho Diretor do Instituto Central do Hospital das Clínicas, presidente da Agência USP de Cooperação Nacional e Internacional (Aucani) e lidera a Câmara de Atividades Docentes (CAD).
Trajetória da vice-reitora
Liedi Bernucci é engenheira civil formada e mestre em engenharia geotécnica pela USP, com parte da formação de pós-graduação realizada no ETH Zurique, na Suíça, onde fez doutorado sanduíche em Engenharia de Transportes.
Desde 1995, coordena o Laboratório de Tecnologia de Pavimentação e ajudou a implantar o maior laboratório de pesquisas ferroviárias do país.
Em 2006, tornou-se professora titular da Poli-USP, foi chefe do departamento de engenharia de transportes e a primeira diretora mulher da Escola Politécnica. Presidiu o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) do Governo de São Paulo entre 2022 e 2024 e integrou o Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Atualmente, é membro da Academia Nacional de Engenharia e foi eleita para a Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP) em 2025.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login