Conecte Conosco

Notícias Recentes

Tarcísio retorna a Brasília para buscar apoio pela anistia após condenação de Bolsonaro

Publicado

em

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), estará de volta a Brasília nesta segunda-feira para intensificar as negociações políticas visando a votação do projeto de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Bolsonaro foi sentenciado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses de prisão em regime inicialmente fechado. Ele foi declarado culpado pelos crimes de organização criminosa, tentativa de golpe de Estado, inviabilização do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e dano a patrimônio histórico. Outros sete acusados também receberam condenações. Essa sentença tornou a aprovação da anistia um desafio crucial para Tarcísio.

Bolsonaro e os demais estão sofrendo uma condenação injusta, com penas excessivas”, afirmou o governador, que é um dos possíveis candidatos para substituir Bolsonaro nas eleições do próximo ano, depois da condenação.

Para o cientista político e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Eduardo Grin, Tarcísio enfrenta um dilema: se não conseguir aprovar a anistia, será visto como fraco pelos apoiadores de Bolsonaro; porém, insistir demais pode afastá-lo de grupos democráticos simpáticos e do próprio Centrão.

O Centrão deseja aumentar a pressão no Congresso para que uma versão intermediária do projeto de anistia seja aprovada, em apoio a Bolsonaro. Em troca, os partidos do bloco esperam que o ex-presidente defina até o final do ano Tarcísio como seu candidato nas eleições do ano que vem.

Entretanto, uma anistia ampla que beneficie todos os envolvidos no golpe enfrenta resistência tanto no Supremo Tribunal Federal quanto no Congresso.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados