Conecte Conosco

Mundo

Tarifa dos EUA não é questão comercial, afirma presidente da Apex

Publicado

em

O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Jorge Viana, declarou nesta terça-feira (22) que a tarifa elevada imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Brasil não representa um problema comercial, mas sim uma ação de grupos políticos associados ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Não consigo identificar um problema comercial real entre nós e os Estados Unidos que justifique essas medidas. O que está acontecendo é uma ação mal-intencionada de grupos extremistas que desejam prejudicar o país, afetar trabalhadores, empresas e a soberania nacional. Por isso, precisamos estar mais unidos do que nunca”, afirmou Viana.

Essa declaração foi feita durante a cerimônia de assinatura de um acordo entre a Apex e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), que tem como objetivo facilitar a exportação dos produtos agroindustriais produzidos pelas cerca de 1.500 cooperativas ligadas à organização.

Cooperativas e capacitação

O projeto chamado Projeto de Extensão Industrial Exportadora (Peiex) é exclusivo para cooperativas, oferecendo suporte para que elas possam alcançar mercados internacionais por meio de treinamentos especializados.

De acordo com dados da Unicafes, 92,6% das cooperativas adotam práticas sustentáveis em sua produção; 75% funcionam como agroindústrias e 73,4% promovem a participação de jovens e mulheres. O reconhecimento do papel das mulheres é um dos pontos centrais do projeto, valorizando seu esforço no cultivo das terras e no desenvolvimento das comunidades onde vivem.

A presidente da Confederação Unicafes, Fátima Torres, ressaltou que a iniciativa fortalecerá e tornará as cooperativas mais competitivas na conquista de novos mercados dentro e fora do Brasil.

“Ofereceremos capacitação para as cooperativas, o que é essencial para aprimorar a gestão e promover o crescimento. Embora a Apex tenha foco internacional, esse treinamento também ajudará a expandir o cooperativismo solidário de forma significativa”, concluiu.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados