Economia
Tarifa dos EUA pode afetar exportação de pneus em 35%

A Associação Nacional da Indústria (ANIP) encontrou-se nesta quinta-feira com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, para debater os efeitos da tarifa de 50% aplicada pelo governo dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.
O mercado americano representa 35,3% (1,9 milhão de unidades) das vendas externas do setor.
Segundo a associação, em 2024 a indústria exportou 9,5 milhões de pneus, sendo os Estados Unidos o principal destino, com 2,6 milhões de unidades vendidas. No primeiro semestre deste ano, foram exportadas 5,5 milhões (22%) de unidades.
“A tarifa de 50% imposta pelo governo Trump gera grande preocupação para o setor. Vamos buscar todos os interlocutores importantes para reforçar o diálogo com o governo americano”, destaca Rodrigo Navarro, presidente da ANIP.
Rodrigo Navarro também frisou que o setor tem focado em três áreas principais para superar os desafios: acesso ao mercado, meio ambiente e conformidade técnica.
A ANIP também manteve encontros com os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e da Bahia, Jerônimo Rodrigues. Esses estados são os maiores exportadores de pneus do Brasil: até junho, as exportações em São Paulo representaram 52,7% e na Bahia 21,9%.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login