Economia
Tarifas dos EUA para carnes, frutas e café devem cair, diz ministro

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, destacou que a Casa Branca retrocedeu na última quarta-feira, 10, em relação à tarifa de 10% aplicada à celulose brasileira, e demonstrou confiança de que as tarifas dos Estados Unidos sobre carnes, frutas e café serão as próximas a serem reduzidas.
“Os americanos não conseguem mais arcar com o custo elevado das tarifas. Eles estavam pagando menos antes dessas taxas. O Brasil oferece produtos de alta qualidade a preços acessíveis, e mesmo com o aumento causado pelas tarifas, continuam comprando”, explicou.
Além disso, Teixeira relacionou as tarifas impostas pelo governo americano ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, e espera que após o término das sessões da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), previstas para sexta-feira, 12, haja um retorno à “racionalidade econômica”.
Teixeira também ressaltou a importância do voto do ministro Luiz Fux dado na quarta-feira, que reforçou a imparcialidade e justiça no julgamento.
O voto de Fux foi pela absolvição de Bolsonaro, divergindo dos votos do relator, ministro Alexandre de Moraes, e do ministro Flávio Dino. Ainda faltam os votos dos ministros Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, que devem ser proferidos nesta quinta-feira, 11.
Teixeira participou de um evento em Brasília para apresentar o 12º e último levantamento da Safra de Grãos 2024/2025 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). No evento, também estiveram presentes o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login