Conecte Conosco

Economia

Tarifas dos EUA para madeira e móveis começam a valer

Publicado

em

Novas tarifas específicas para madeira, móveis e armários de cozinha entrarão em vigor a partir da meia-noite de terça-feira nos Estados Unidos.

Assim como nas tarifas anteriores aplicadas a setores como aço, alumínio, automóveis e cobre, o governo dos EUA justifica essas medidas como uma forma de proteger a segurança nacional.

A madeira utilizada na construção importada terá uma tarifa de 10% ao entrar no país, enquanto móveis e armários de cozinha especialmente desenhados serão taxados em 25%.

A partir de 1º de janeiro, esses impostos alfandegários subirão para 30% nos móveis e 50% nos armários de cozinha.

Países com acordo comercial com os Estados Unidos, como o Reino Unido, terão tarifas máximas de 10%, e a União Europeia (UE) e Japão terão teto de 15%.

Produtos do México e Canadá, que são teoricamente protegidos pelo acordo de livre comércio T-MEC em certas condições, provavelmente serão impactados, especialmente a madeira para construção.

Essa decisão é um forte golpe para o Canadá, que fornece quase 25% da madeira de construção importada pelos EUA.

Segundo Stephen Brown, da Capital Economics, em média, as tarifas podem aumentar os custos de construção em cerca de 2.200 dólares (aproximadamente 12.000 reais).

Brown também destacou que 27% dos móveis importados pelos EUA vêm da China e 20% do Vietnã e México.

Importante mencionar que essas novas tarifas não se somam às taxas já existentes de importação para os EUA, que variam entre 10% e 50% dependendo do país de origem.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados