Conecte Conosco

Economia

Tarifas sobre o Brasil são muito mais altas por causa da situação com Bolsonaro, diz Hassett

Publicado

em

O diretor do Conselho Econômico Nacional dos Estados Unidos, Kevin Hassett, declarou neste domingo (13) que as tarifas aplicadas ao Brasil, que chegam a 50%, são consideravelmente maiores do que as impostas a outros parceiros comerciais devido à insatisfação do presidente americano Donald Trump com o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro.

“As medidas tomadas pelo Brasil geraram forte reação em Trump. A tarifa para o Brasil é significativamente mais alta por causa da decepção de Trump em relação a Bolsonaro e o comportamento deste último”, comentou Hassett durante sua participação no programa “This Week” da ABC, sendo interrompido pelo entrevistador.

Quando questionado novamente, o conselheiro associou as tarifas brasileiras também a preocupações sobre segurança nacional dos EUA e à necessidade de reforçar a produção interna de bens, evitando responder diretamente sobre o superávit comercial que os Estados Unidos possuem com o Brasil e a possível interferência no Poder Judiciário brasileiro.

“Nossa prioridade é sempre colocar os interesses da América em primeiro lugar. Esta é a forma como protegemos a nossa era de prosperidade, utilizando tarifas e outras políticas quando necessário”, explicou.

Hassett defendeu o direito do presidente Trump de impor tarifas ao Brasil, baseando-se na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEPA), alegando que as ações e políticas brasileiras representam uma ameaça à segurança nacional dos EUA.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados