Mundo
Taxas influenciam preços nos EUA, diz IIF

O Instituto de Finanças Internacionais (IIF) divulgou um relatório nesta quinta-feira, 21, indicando que as tarifas estão contribuindo para o aumento da inflação nos Estados Unidos. Os preços dos produtos importados e dos produtores estão subindo conforme os estoques começam a se esgotar. Além disso, as restrições à imigração estão reduzindo a oferta de mão de obra disponível, dificultando a criação de empregos e alterando os sinais do mercado.
Segundo o instituto, com as tarifas elevando os custos e as políticas de imigração restritivas limitando a oferta de trabalhadores, o foco da política monetária do Federal Reserve (Fed) não é quando cortar os juros, mas sim definir o momento adequado para iniciar as reduções sem comprometer sua credibilidade.
O relatório destaca: “O Fed está limitado para cortar juros sem uma redução clara da inflação, enquanto enfrenta o risco de preços impulsionados por problemas na oferta.” O ponto principal é se a inflação irá diminuir ou se pode aumentar novamente antes que o crescimento econômico desacelere significativamente.
O IIF também observa que a demanda continua firme, apesar de sinais de dificuldades entre as famílias com menores rendas. Além disso, os setores de manufatura e construção privada estão sentindo os efeitos das tarifas e das condições financeiras mais restritas, mostrando uma desaceleração.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login