Centro-Oeste
TCDF usa inteligência artificial para melhorar auditorias
O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) anunciou recentemente a implementação de novas tecnologias de inteligência artificial para modernizar e acelerar o processo de análise e auditoria dentro da instituição. Esta inovação, liderada pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), tem o objetivo de reduzir significativamente o tempo gasto pelas equipes técnicas nas suas atividades.
Entre as novidades estão as licenças do Google Agentspace, agora integrado ao Gemini Enterprise, e do Microsoft Copilot, que permitem realizar análises complexas e cruzar grandes quantidades de dados, reduzindo o tempo dessas tarefas de semanas para dias ou até horas. Quase 500 licenças serão distribuídas conforme a necessidade em diferentes setores do TCDF, com treinamentos específicos para o uso correto e eficiente dessas ferramentas.
Os auditores de controle externo usarão principalmente o Agentspace para apoiar trabalhos que envolvem grandes volumes de dados, como fiscalizações e auditorias, agilizando os processos e aumentando a precisão das análises. O Copilot, integrado ao Microsoft 365, auxiliará na criação e revisão de documentos, organização de informações e automação de tarefas diárias, permitindo que os servidores dediquem mais tempo às análises técnicas.
Outra ferramenta disponibilizada é o NotebookLM, que analisa documentos indicados pelo usuário e gera resumos e conexões baseadas exclusivamente nas informações fornecidas, fortalecendo a segurança da informação no Tribunal.
Este avanço corresponde a um compromisso do presidente do TCDF, Manuel de Andrade, e representa um passo importante para modernizar o órgão, aumentando a produtividade, a qualidade das análises e a segurança dos dados.
Com informações da Secretaria de Tecnologia da Informação do TCDF

Você precisa estar logado para postar um comentário Login