Economia
TCU pede auditoria no BC e cinco bancos para revisar crédito rural
O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu nesta quarta-feira (28) iniciar uma auditoria no Banco Central e em cinco instituições financeiras como parte de uma supervisão mais ampla sobre as práticas na concessão de crédito rural. A investigação busca identificar possíveis irregularidades, incluindo a prática conhecida como venda casada.
Além do Banco Central, a auditoria será realizada no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e Banco do Nordeste do Brasil.
No processo aprovado hoje, que atendeu a uma solicitação do Congresso Nacional, foi levantada a suspeita de que seguros ou outros serviços estariam sendo obrigatoriamente contratados como condição para obtenção do crédito, caracterizando a venda casada.
O TCU já havia determinado, no final do ano passado, uma auditoria no Banco Central para avaliar as ações do órgão regulador diante do possível desrespeito às normas do Manual de Crédito Rural (MCR) por parte das instituições financeiras.
Segundo o processo analisado, bancos públicos, privados e cooperativas estariam sistematicamente contrariando regras do MCR, em especial a que exige a prorrogação das operações em casos de perdas na safra ou eventos climáticos adversos.
A nova auditoria autorizada hoje visa aprofundar e dar continuidade à fiscalização que já está em andamento pela Secretaria-Geral de Controle Externo, atendendo à solicitação do Congresso Nacional.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login