Notícias Recentes
Teixeira é reeleito presidente da Câmara de São Paulo com apoio de Nunes
O vereador Ricardo Teixeira (União Brasil) foi reeleito nesta segunda-feira (15/12) para mais um ano de mandato como presidente da Câmara Municipal de São Paulo.
A recondução de Teixeira simboliza um triunfo do prefeito Ricardo Nunes (MDB) e de seus aliados, que apoiaram a candidatura do atual presidente.
Com apoio quase unânime no plenário, Teixeira foi o único candidato na disputa, recebendo 49 votos favoráveis. Apenas os vereadores do PSol optaram pela abstenção.
“O diálogo prevalece”, declarou o parlamentar em seu primeiro discurso após a reeleição.
A eleição evidenciou uma divisão entre a base aliada do prefeito Nunes e o União Brasil, liderado em São Paulo pelo ex-presidente Milton Leite.
O grupo de Milton Leite inicialmente tentou indicar Silvão Leite, ex-assessor e protegido do ex-presidente, como seu candidato, e posteriormente sugeriu Rubinho Nunes, adversário do prefeito desde a campanha eleitoral de 2024.
O União Brasil alegava um acordo que garantiria o comando da Câmara pelos quatro anos e um rodízio interno entre seus vereadores.
No entanto, a base aliada de Nunes trabalhou para reconduzir Teixeira, conseguindo o apoio de 10 partidos, inclusive o PT, o que praticamente garantiu sua vitória.
Com a derrota iminente, a executiva municipal do União Brasil decidiu retirar a candidatura de Rubinho e apoiar a reeleição de Teixeira. Houve até cogitação de suspender a filiação do atual presidente da Câmara.
Nos bastidores, o episódio é visto como uma vitória do prefeito na disputa pelo controle da Câmara com Milton Leite.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login