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Telefonia, internet e TV a cabo lideram queixas de brasilienses, diz Procon

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Dados são de 2015; pela 1ª vez, maioria das reclamações foi atendida. Bancos e lojas de varejo também são alvo de críticas da população.

Mulher mexe em celular no DF (Foto: Dênio Simões/Agência Brasília)

Levantamento do Procon aponta que problemas com linhas telefônicas, de internet e de canais de televisão a cabo estão entre as principais queixas de brasilienses. Das 15 empresas com mais reclamações, seis que oferecem esses serviços constam do Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2015, divulgado pela autarquia na tarde desta quarta-feira (16).

Por outro lado, as telecomunicações são as que apresentam maiores índices de solução após as denúncias. Pelo levantamento, a NET resolveu 88% das 65 queixas que recebeu em 2015; a OI, 82% das 209; a GVT, 79% das 124; a OI Móvel, 78% das 258; a TIM, 77% das 77; a SKY, 67% das 160; e a Claro, 63% das 124. A Samsung atendeu a 81% das 59 reivindicações.

As outras críticas mais comuns são para os setores de bancos e de lojas de varejo. O Itaú solucionou 79% das 71 reclamações; a Caixa, 55% das 80; o banco BMG, 49% das 57; e o Santander, 33% das 64. Já as lojas citadas são Via Varejo, que resolveu 62% de 107 problemas reportados; Novo Mundo, 44% de 61; e Carlos Saraiva Importação e Comércio (Ricardo Eletro), 33% de 101.

Ao longo de 2015, houve 5.832 reclamações no Procon-DF. Dessas, 52% foram atendidas (3.004). Segundo o instituto, esta é a primeira vez, desde que o levantamento começou a ser feito em 2013, que a quantidade de ocorrências sanadas é maior do que a de não resolvidas.

Segundo o diretor-geral do Procon, José Oscar Silva, o objetivo é que a população tire proveito da lista. “Ela deve ajudar o consumidor a escolher a empresa que fornecerá os serviços.”

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