Mundo
Tempestade de inverno provoca 30 mortes nos EUA
Uma severa tempestade de inverno atingiu os Estados Unidos desde o último fim de semana, resultando em pelo menos 30 fatalidades, incluindo sete pessoas em um acidente aéreo, além de deixar mais de 500 mil residências sem energia elétrica em meio a um intenso frio polar.
A massa de ar ártico que avança pelo país deve fazer as temperaturas caírem ainda mais, principalmente nas regiões norte, onde a sensação térmica pode alcançar -45ºC.
O aumento no número de mortos, que chegou a 30, está relacionado a esse evento extremo, conforme relatos de autoridades e veículos de comunicação locais. As causas das mortes incluem hipotermia, acidentes de trânsito e aéreos, envolvendo trenós, veículos 4×4 e máquinas para remoção de neve.
Dentre os falecidos, estão sete dos oito passageiros de uma aeronave de pequeno porte que caiu na decolagem durante uma nevasca no Maine, no nordeste, na noite de domingo, segundo a agência aeronáutica americana.
Na cidade de Nova York, outras oito pessoas foram encontradas sem vida durante a queda das temperaturas, embora as circunstâncias de suas mortes estejam sendo investigadas.
Falta de eletricidade
De acordo com o site especializado poweroutage.us, mais de 530 mil clientes permanecem sem eletricidade na manhã desta terça-feira, principalmente nas regiões sul do país.
No Mississippi, mais de 140 mil residências estão sem energia, enquanto no Tennessee, o número ultrapassa 175 mil. Nesses estados, o peso do gelo causou a queda de linhas elétricas. Na Louisiana, mais de 100 mil usuários sofreram cortes de energia.
A especialista do Serviço Meteorológico Nacional (NWS), Allison Santorelli, afirmou que a recuperação tem sido particularmente complicada devido ao grande número de estados afetados.
Regiões do norte, mais habituadas ao inverno, não puderam compartilhar seus recursos com as áreas do sul, menos preparadas.
“Muitos desses locais não dispõem dos recursos necessários para a limpeza após eventos como este”, declarou. “Estamos especialmente preocupados com as pessoas nessas regiões que estão sem eletricidade neste momento.”
Um dos piores eventos em décadas
Considerada uma das tempestades de inverno mais severas das últimas décadas nos EUA, essa condição vem acompanhada por uma grande camada de gelo, com potenciais consequências graves, segundo o NWS.
Dave Radell, meteorologista do NWS em Nova York, explicou que a neve dessa tempestade é “muito seca” e “fofa”, o que favorece sua dispersão pelo vento, dificultando a limpeza das vias e reduzindo a visibilidade.
Vórtice polar e estado de emergência
Pelo menos 20 estados e a capital Washington declararam estado de emergência para mobilizar equipes e recursos de forma rápida.
As nevascas tornaram as estradas perigosas ou intransitáveis e provocaram o cancelamento de ônibus, trens e voos durante o fim de semana.
Principais aeroportos do país, incluindo Washington, Filadélfia e Nova York, ficaram quase paralisados. Mais de 22 mil voos foram cancelados desde sábado, com milhares de outros sofrendo atrasos, segundo dados do site FlightAware.
Essa tempestade está ligada a uma alteração no vórtice polar, uma região de ar que normalmente circula sobre o polo norte e que se deslocou para o sul nos últimos dias.
Cientistas avaliam que o aumento das distúrbios no vórtice polar pode estar relacionado às mudanças climáticas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login