Mundo
Tempestade Leonardo traz chuvas intensas e evacuações na Espanha
A passagem da tempestade Leonardo pela península ibérica, a sexta do ano, resultou nesta quarta-feira (4) em chuvas intensas superiores a 400 milímetros no sul da Espanha. Aproximadamente 3.500 pessoas foram obrigadas a deixar suas casas, mas felizmente não houve registros de mortes. O transporte ferroviário foi interrompido e várias rodovias ficaram bloqueadas.
A península ibérica está particularmente vulnerável às mudanças climáticas, enfrentando ondas de calor cada vez mais prolongadas e episódios de chuvas fortes com maior frequência.
A agência meteorológica estatal Aemet declarou alerta máximo nas regiões montanhosas de Grazalema, Ronda, na Andaluzia, e próximo ao estreito de Gibraltar, devido ao elevado risco causado pelas chuvas intensas.
Vários rios apresentam risco de transbordamento, aumentando a preocupação com inundações. Em Grazalema, localidade montanhosa na província de Cádiz, foram registrados mais de 400 mm de precipitação, volume que normalmente equivale ao total anual de chuva em Madri, conforme informou à AFP Rubén del Campo, porta-voz da Aemet.
Nos últimos dez dias, em um inverno excepcionalmente chuvoso, essa cidade de quase 2.000 habitantes recebeu mais água do que normalmente ocorre em um ano inteiro em A Coruña, na região da Galícia, conhecida por sua pluviosidade.
Chuvas agravadas
Del Campo explicou no Twitter que essas chuvas fortes são intensificadas pelo fato de que o solo já está saturado devido às precipitações recentes, e os leitos dos rios estão cheios.
É altamente provável que ocorram enchentes, deslizamentos e outras emergências relacionadas na região.
Devido à grave situação que afetou quase toda a Andaluzia, com exceção da província de Almería, as aulas foram suspensas e a evacuação preventiva alcançou 3.500 pessoas.
O transporte ferroviário foi praticamente paralisado em toda a Andaluzia, conforme comunicado da empresa pública Renfe, e os portos da região também permaneceram fechados.
Juan Manuel Moreno, presidente regional da Andaluzia, pediu cautela e recomendou especial atenção às áreas próximas dos rios e regiões alagadas.
O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, reforçou o pedido para evitar deslocamentos desnecessários, enquanto quase 50 estradas estavam bloqueadas por inundações ou árvores caídas devido aos ventos fortes.
As escolas permaneceram fechadas em toda a Andaluzia, exceto na província de Almería.
O trabalho preventivo parece ter sido eficaz, pois foram registradas mais de 650 ocorrências atendidas pelos serviços de emergência da Andaluzia, todas sem gravidade maior.
Cerca de 400 soldados da Unidade Militar de Emergências (UME) atuaram na Andaluzia para auxiliar os serviços de resgate. Militares adicionais estavam em prontidão para intervir, conforme informou a ministra da Defesa, Margarita Robles.
Na Espanha, as regiões possuem autonomia para administrar as situações de emergência.
Em outubro de 2024, cheias catastróficas causaram mais de 230 mortes na região de Valência, provocando uma forte marca emocional. Na Andaluzia, uma pessoa também sofreu fatalidades naquele evento.
Situação em Portugal
Em Portugal, aproximadamente 200 pessoas foram evacuadas no centro do país nesta quarta-feira, de acordo com a Defesa Civil, que informou ter atendido mais de 3.300 ocorrências desde domingo, principalmente relacionadas a inundações, queda de árvores e deslizamentos.
Na cidade de Alcácer do Sal, a aproximadamente 100 km ao sul de Lisboa, o rio Sado transbordou, causando alagamentos na principal avenida, conforme constatado por jornalistas.
Jessica Ramalho, comerciante local, disse à AFP: “Nunca vi nada igual. A água invade Alcácer com uma força que não imaginávamos possível”.
Nas últimas semanas, Portugal enfrentou várias tempestades consecutivas, sendo a tempestade Kristin a mais gravosa, com cinco mortos e muitos prejuízos materiais.
Atualmente, cerca de 83.000 casas e empresas permanecem sem fornecimento de energia elétrica devido às chuvas intensas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login