Conecte Conosco

Notícias Recentes

Tensão esperada pelo 8 de janeiro, diz Barroso

Publicado

em

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou nesta segunda-feira, 1, que é compreensível haver tensões relacionadas ao julgamento dos eventos de 8 de janeiro e à acusação da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre uma suposta tentativa de golpe, que ainda está por ser apreciada.

“Seria estranho se não sentíssemos tensão alguma. Nenhum país enfrenta um julgamento sobre a invasão das sedes dos Três Poderes ou considera a hipótese de um golpe de Estado orquestrado por um ex-presidente e seus associados sem algum grau de tensão natural”, declarou o ministro a jornalistas durante um evento no Rio de Janeiro.

A Primeira Turma do STF começou na terça-feira, 2, o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros réus ligados à suposta tentativa de golpe ocorrida em 2022. A PGR sustenta que os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 representam o clímax violento dessa tentativa golpista. Barroso não está participando desse julgamento.

Porém, o presidente do STF reiterou que a democracia não depende da unanimidade e que as diferenças são resolvidas dentro de um ambiente institucionalizado pautado pelo respeito mútuo. “Felizmente, vivemos um período de grande estabilidade nas relações entre os Poderes”, destacou.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados