Conecte Conosco

Notícias Recentes

Termina prazo para secretarias do GDF proporem redução de gastos

Publicado

em

Corte em Saúde e Educação atingiu 20% dos custos com comissionados. Medida faz parte do pacote de Rollemberg para contornar crise financeira.

Terminou neste fim de semana o prazo para que as secretarias do Distrito Federal apresentassem propostas de redução de gastos e cargos comissionados. De acordo com o titular da pasta de Gestão Administrativa e Desburocratização, Alexandre Lopes, chamaram a atenção os cortes ocorridos em Saúde e Educação – que atingiram 20% em custos com cargos comissionados.

A medida foi determina por decreto e faz parte das ações do governo para otimizar a máquina e contornar a crise financeira. Ao assumir a gestão do Executivo no início do ano, o governador falou que o déficit orçamentário para este ano era de R$ 6,5 bilhões. O rombo repercutiu também no atraso a repasses para fornecedores e prestadores de serviços, além de ter afetado o pagamento dos 13º salários.

Entre as ações já definidas para contornar a crise financeira também estão o aumento das tarifas de ônibus e metrô e a suspensão dos reajustes salariais, que têm ocorrido de forma escalonada desde 2013. Houve ainda elevação das tarifas do restaurante comunitário e do zoológico.

Rollemberg quer ainda aumentar impostos, suspender concursos públicos, diminuir em 20% gastos com comissionados, cortar oito secretarias e reduzir os salários de cargos de natureza política – incluindo o dele e o do vice. A implantação desse conjunto depende de aprovação da Câmara Legislativa. O governo calcula uma economia de R$ 1,6 bilhão com a adoção de todas as medidas.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados