Conecte Conosco

Mundo

Terremoto mata mais de 800 no Afeganistão

Publicado

em

Um abalo sísmico de magnitude 6, seguido por cinco réplicas sentidas a centenas de quilômetros, resultou em mais de 800 vítimas fatais e quase 2.700 feridos no leste do Afeganistão, segundo autoridades locais.

O epicentro, a uma profundidade de apenas oito quilômetros, foi identificado a 27 km de Jalalabad, capital da província de Nangarhar, perto da divisa com a província de Kunar, conforme informou o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS).

A província de Kunar foi a mais afetada pelo desastre. O governo talibã, que assumiu o controle em 2021, despachou helicópteros de resgate para a região.

Segundo o porta-voz do governo, Zabihullah Mujahid, 800 pessoas morreram e cerca de 2.500 ficaram feridas em Kunar. Em Nangarhar, 12 mortos e 255 feridos foram confirmados.

Em 2023, o país sofreu um terremoto de grande magnitude em Herat, na fronteira com o Irã, que causou mais de 1.500 mortes e destruiu cerca de 63.000 residências.

Autoridades locais alertam que o número de fatalidades pode aumentar conforme as operações de busca avançam nas áreas mais remotas, indicando que os danos em Kunar são severos.

Ijaz Ulhaq Yaad, integrante da administração do distrito de Nourgal, em Kunar, relatou à AFP: “Nunca passamos por algo assim. Foi aterrorizante, as crianças e mulheres gritavam”.

Muitas famílias estavam retornando do exílio no Paquistão e Irã para reconstruir suas vidas. Aproximadamente quatro milhões de afegãos regressaram ao território nacional.

Yaad explicou que cerca de 2.000 famílias de refugiados haviam retornado à área agrícola próxima à fronteira paquistanesa para reconstruir suas casas.

Abalos sísmicos são comuns na cadeia montanhosa Hindu Kush, que está próxima à junção das placas tectônicas eurasiática e indiana.

O tremor recente foi intenso, acompanhado de cinco réplicas, sendo a maior de magnitude 5,2.

Além disso, Nangarhar enfrentou inundações na última sexta-feira, que ocasionaram cinco mortes e perdas significativas nas plantações.

Após décadas de conflito, o Afeganistão vive uma crise humanitária profunda, agravada pela queda da assistência externa com o retorno dos talibãs, dificultando a resposta a calamidades naturais.

Em 2015, um terremoto de magnitude 7,5 afetou o Paquistão e o Afeganistão, causando mais de 380 mortes, com o Paquistão sofrendo o maior impacto.

Em junho de 2022, um tremor de 5,9 atingiu a província de Paktika, no leste, resultando em mais de mil mortes e milhares de desabrigados.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados