Artigos
Terremoto na Califórnia foi um dos mais fortes já registrados no estado
Apenas 15 da mesma força são medidos ao redor do mundo a cada ano, dizem os especialistas
Comunidades costeiras na Califórnia e Oregon evitaram um desastre potencial quando um poderoso terremoto no Oceano Pacífico não gerou um tsunami nesta quinta-feira (5).
O terremoto de magnitude 7,0 que atingiu a costa do norte da Califórnia foi relativamente raro em escala global: cerca de 15 dessa força são medidos ao redor do mundo a cada ano, dizem os especialistas.
O terremoto é ainda mais raro para os padrões da Califórnia.
O tremor de magnitude 7,0 que atingiu a costa do norte da Califórnia nesta quinta-feira é o 12º terremoto mais forte registrado no estado desde 1906.
Os mais fortes registrados no estado foram:
Em 18 de abril de 1906 foi registrado um terremoto de magnitude 7,9 em São Francisco.
- Em 21 de julho de 1952 foi registrado um terremoto de magnitude 7,5 em Kern County.
- Em 31 de janeiro de 1922 foi registrado um terremoto de magnitude 7,4 em Cape Mendocino.
Autoridades do Serviço Geológico dos EUA disseram que não tiveram relatos de deslizamentos de terra ou outros danos significativos.
Um alerta de tsunami emitido para partes da Califórnia e do litoral do Oregon foi cancelado pelo National Tsunami Warning Center depois que alguns moradores fugiram de suas casas.
A maioria dos terremotos significativos na costa provoca alertas, pois os especialistas têm pouco tempo para determinar o risco imediato, e o resultado de um tsunami pode ser desastroso.
O epicentro do terremoto foi no Oceano Pacífico ao sul de Eureka, na Califórnia, disse o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
Eureka é a maior cidade costeira entre São Francisco e Portland, Oregon, e cerca de 482 km a noroeste de Sacramento.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login