Conecte Conosco

Mundo

Terremotos fortes causam duas mortes e destroem casas no sudeste da Guatemala

Publicado

em

Dois tremores de terra, com magnitudes 5,6 e 5,3, abalaram a Guatemala na última terça-feira (29), resultando em duas mortes e danos em residências de duas localidades próximas à fronteira com El Salvador, onde os tremores também foram sentidos com intensidade.

Desde 8 de julho, a Guatemala tem enfrentado intensa atividade sísmica, iniciada por um sismo de magnitude 5,7 que causou sete mortes, afetou cerca de 15 mil pessoas e danificou 2.170 residências.

De acordo com o último relatório da Coordenadoria Nacional para Redução de Desastres (Conred), duas pessoas faleceram em Comapa devido ao desabamento de estruturas, conforme informado pelo porta-voz Andrés Erazo.

Lucia García, funcionária da Prefeitura de Comapa, uma das áreas mais prejudicadas no departamento de Jutiapa, relatou à AFP por telefone: “Aqui o impacto foi forte. Muitas casas sofreram danos e houve pessoas feridas”.

Além disso, García mencionou quedas de energia elétrica e que produtos em prateleiras de alguns comércios chegaram a cair.

O município vizinho de Zapotitlán também sofreu consequências. A Conred informou 25 pessoas hospitalizadas, 492 abrigadas e 62 residências com danos que variam de moderados a graves.

Os abalos provocaram rachaduras e desabamentos parciais nas paredes de várias casas e em uma igreja católica nesses municípios, localizados a cerca de 120 km da capital, conforme imagens divulgadas por moradores nas redes sociais.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), os tremores ocorreram às 15h21 e 15h25 locais (18h21 e 18h25 em Brasília) e foram seguidos por uma réplica de magnitude 4,8, com epicentro no departamento de Jutiapa, na região leste do país.

Os tremores foram sentidos fortemente em El Salvador, onde houve registros de danos em uma igreja em Ahuachapán, próximo à fronteira da Guatemala, e em menor grau no oeste de Honduras, conforme relatos locais.

O presidente da Guatemala, Bernardo Arévalo, solicitou que a população mantenha a serenidade e siga os procedimentos de segurança recomendados para esses eventos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados