Economia
Tesouro dos EUA acusa China de tentar prejudicar economia global

Scott Bessent, secretário do Tesouro dos Estados Unidos, acusou a China de tentar afetar negativamente a economia mundial após novas restrições de Pequim nas exportações de terras raras.
“Isso mostra o quão fraca está a economia deles e a intenção de arrastar todos para baixo”, disse Bessent em entrevista ao Financial Times na segunda-feira (13).
A decisão da China de impor novos controles nas terras raras, um setor essencial para a produção de metais utilizados em carros, eletrônicos e defesa, revela problemas econômicos do país: “Estão enfrentando uma recessão e tentam superar isso por meio das exportações”, afirmou.
Em resposta, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou tarifas extras de 100% sobre produtos chineses a partir de 1º de novembro e questionou a reunião com o líder chinês Xi Jinping na cúpula da Apec no fim do mês.
Na terça-feira (14), Pequim afirmou que continuará firme na guerra comercial contra Washington.
“A posição da China sobre guerra tarifária não mudou”, disse um porta-voz do Ministério do Comércio. “Se quiserem lutar, lutaremos até o fim; se quiserem negociar, estamos abertos.”
Também a partir desse dia, a China aplicará tarifas a navios americanos que chegarem a seus portos, em retaliação similar às medidas dos EUA.
No domingo, Trump suavizou seu tom em sua rede social Truth Social, dizendo que “tudo vai melhorar” e que seu país deseja “ajudar” a China.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login