Mundo
Tesouro dos EUA aplica sanções a líderes financeiros do Hezbollah

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (3) a imposição de novas sanções a sete altos executivos e uma empresa associada à instituição financeira libanesa Al-Qard Al-Hassan (AQAH), que é supostamente controlada pelo Hezbollah.
A AQAH já havia sido sancionada em 2007 por facilitar o acesso do grupo à rede financeira oficial e por contornar sanções americanas.
Michael Faulkender, vice-secretário do Tesouro, afirmou que, através de suas funções na AQAH, esses oficiais tentaram ocultar os interesses do Hezbollah em operações aparentemente legítimas com bancos libaneses.
De acordo com o Tesouro, os alvos ocupavam “posições estratégicas” na AQAH, com alguns envolvidos na organização por mais de vinte anos. Eles também abriram contas bancárias conjuntas e movimentaram milhões de dólares para o Hezbollah, utilizando técnicas similares às empregadas por “banqueiros-sombra” anteriormente sancionados.
Entre os sancionados estão Nehme Ahmad Jamil, responsável pelos departamentos de auditoria e negócios da AQAH e coproprietário da empresa Tashilat SARL, também sancionada; Issa Hussein Kassir, encarregado da logística; e Samer Hasan Fawaz, diretor administrativo. A investigação do Tesouro revelou que essas pessoas participaram diretamente na compra de ouro, gerenciamento de contas bancárias para o Hezbollah e apoio a instituições financeiras já penalizadas, como o Jammal Trust Bank.
As sanções foram aplicadas com base em ordem executiva contra indivíduos e entidades vinculadas ao terrorismo global. O comunicado destacou que essa ação reforça o comprometimento do Tesouro em ajudar o novo governo libanês a reduzir a influência do Hezbollah, especialmente em um momento em que organizações como a AQAH continuam a prejudicar a delicada economia do Líbano.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login