Brasil
Tesouro lança novos títulos de 3 e 5 anos para 2026
O Tesouro Nacional anunciou na quarta-feira (28) que introduzirá dois novos títulos em seus leilões de 2026. Um dos títulos é a Letra do Tesouro Nacional (LTN), que é prefixada e terá prazo de 36 meses. O outro é a Nota do Tesouro Nacional – Série F (NTN-F), também prefixada, com pagamento de juros semestrais e prazo de cinco anos.
Esse formato visa equilibrar melhor o risco para o mercado e a arrecadação financeira dos leilões, conforme destacado no Plano Anual de Financiamento (PAF) de 2026. Além disso, o Tesouro Nacional pretende lançar ao longo do ano uma referência de NTN-F de prazo mais longo, para promover um aumento gradual dos prazos ofertados na curva de juros.
As ofertas de LTN continuarão focadas em prazos de seis a 72 meses, o que favorece a liquidez e dinamismo do mercado. Quanto às NTN-Fs, o novo título de cinco anos complementará os já existentes de sete e dez anos.
As emissões das Notas do Tesouro Nacional – Série B (NTN-B), que são indexadas ao IPCA, seguirão apoiando a estratégia de alongamento da Dívida Pública Federal (DPF), segundo o PAF. O objetivo é oferecer oito prazos diferentes, com vencimentos variando entre três e 40 anos. Para prazos superiores a dez anos, o órgão poderá disponibilizar todos os títulos existentes em cada leilão.
As Letras Financeiras do Tesouro (LFT), que têm remuneração pós-fixada, continuarão a ser um instrumento importante para o financiamento, principalmente em momentos de maior aversão ao risco, colaborando para a manutenção de prazos médios superiores aos dos títulos prefixados, conforme indicado pelo PAF.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login