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Teste do Expresso DF começa com menos de 20 dias para a Copa
Foi inaugurado, nesta quinta-feira (29), o último viaduto do complexo viário do Expresso DF Sul. A obra, localizada no quilômetro zero da BR-040, onde antes funcionava o posto da Polícia Rodoviária Federal, permitirá que, a partir da próxima segunda-feira, 1º de junho, seja iniciada a operação “Branca”, no sentido Santa Maria-Plano Piloto. O novo viaduto, que custou R$ 15 milhões, demorou seis meses para ficar pronto.
Além de fiscalizar a obra e entregá-la à população, o governador anunciou que a operação “Branca” em execução no percurso do Gama ao Plano Piloto será ampliada e, no dia 30 de junho, o sistema Expresso DF Sul, nesse trecho, entrará em operação comercial. Mesmo com pouco tempo para o Mundial, esse fator coloca Brasília, cidade-sede da Copa do Mundo, como uma das mais avançadas no quesito mobilidade.
“Brasília tem uma posição ímpar em relação às demais cidades-sede da Copa, sem desmerecer, logicamente, as demais. É uma posição confortável, porque temos um conjunto de obras que, apesar de não estarem na matriz da Copa, são legados para Brasília, como o Expresso DF”, afirmou o vice-governador Tadeu Filippelli.
Em plena operação, o Expresso DF – Eixo Sul, que é composto por dois terminais, 10 estações e 10 passarelas, foi planejado para transportar cerca de 13 mil passageiros, por hora, em cada sentido, nos períodos de pico. O GDF estima que mais de 200 mil moradores de Santa Maria, Gama e Park Way sejam beneficiadas diariamente pelo serviço.
De acordo com informações da Casa Civil do GDF, o Expresso DF – Eixo Norte, que ligará a Rodoviária do Plano Piloto e o futuro terminal da Asa Norte a Sobradinho e Planaltina, deverá ter as obras iniciadas ainda no 2º semestre deste ano. Esse sistema, que será o maior do DF, tem investimento de R$ 1,06 bilhão.
O Expresso DF – Eixo Sudoeste, por sua vez, atenderá as regiões do Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Arniqueiras e Área de Desenvolvimento Econômico (ADE), localizada em Águas Claras. A obra terá R$ 46,4km de extensão.
Já o Eixo Oeste, que atenderá uma média de 445 mil pessoas, deve sair do papel também neste segundo semestre e custará R$ 10 milhões. O novo corredor contará com um túnel de aproximadamente 1km embaixo da Avenida Central de Taguatinga -pista que liga a EPTG à Avenida Elmo Serejo.
Fonte: Alô
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