Conecte Conosco

Mundo

Testemunhas relatam como foi o acidente do avião da Delta, em Toronto

Publicado

em

Em entrevista ao programa “Erin Burnett Out Front”, da CNN, um dos passageiros contou os momentos vividos durante o acidente

Um avião caiu de cabeça para baixo na pista do Aeroporto Internacional Toronto Pearson, no Canadá, na segunda-feira (17). O voo Delta Airlines 4819, operado pela Endeavor Air tinha 90 pessoas a bordo.

Todos a bordo do voo da Delta de Minneapolis sobreviveram à colisão, mas ainda não está claro como a aeronave foi virada, deixando-a de barriga para cima, riscada com resíduos pretos e sem uma ponta de asa. Lá dentro, passageiros com cinto de segurança foram suspensos de seus assentos.

Pelo menos 18 pessoas ficaram feridas no acidente, disse o chefe dos bombeiros do aeroporto, Todd Aitken. Uma criança estava entre os feridos, mas está em boas condições, disse o Hospital for Sick Children em Toronto.

O incidente interrompeu o tráfego no aeroporto mais movimentado do Canadá e certamente levantará dúvidas em meio a preocupações crescentes com a segurança de voo nos EUA.

O acidente ocorreu menos de três semanas após um avião da American Airlines colidir no ar com um helicóptero Black Hawk do Exército dos EUA em Washington, matando todas as 67 pessoas a bordo.

Em Toronto, os passageiros saíram a aeronave de cabeça para baixo, enquanto os socorristas utilizavam extintores na estrutura do avião.

A Endeavor Air, uma companhia aérea regional da Delta, operou o voo.

Os investigadores canadenses e americanos agora trabalharão para determinar o que virou o avião.

Aqui está o que sabemos sobre os momentos que antecederam e seguiram a colisão, reunidos por dados de voo e meteorológicos, filmagens e relatos de testemunhas:

O acidente

O voo 4819 da Delta partiu do Aeroporto Internacional de Minneapolis/St. Paul na segunda-feira e se aproximou de seu destino no Aeroporto Internacional Toronto Pearson pouco antes das 15h, horário local, disse a companhia aérea.

Ventos fortes atingiram Toronto o dia todo e o pessoal do aeroporto trabalhou a noite toda para limpar os restos de aproximadamente 20 centímetros de neve que cobriram o aeroporto no fim de semana.

Conforme o avião se aproximava do aeroporto, os controladores de tráfego aéreo notificaram seus pilotos sobre rajadas de vento de cerca de 61 km/h. “Pode haver um pequeno solavanco na trajetória de planeio”, disse o funcionário do tráfego aéreo.

“Haverá uma aeronave na sua frente”, acrescentou.

Em dois minutos, o avião capotou. O fogo irrompeu quando a aeronave caiu, e o avião bateu na pista, deixando os passageiros pendurados em seus assentos, segundo os passageiros John Nelson e Peter Koukov.

Koukov disse que “não sabia que havia algo errado” até que o avião atingiu o solo e sentiu como se tivesse virado de lado, ele disse no programa “Erin Burnett Out Front”, da CNN.

“Quando terminamos, eu estava de cabeça para baixo, todos os outros estavam lá também”, disse Nelson.

“Tentamos sair de lá o mais rápido possível.” Ele acrescentou que, assim que saiu do avião, houve outra explosão, mas “felizmente os bombeiros saíram de lá”.

Um helicóptero médico voando nas proximidades desviou seu caminho para ajudar no acidente.

Conforme os pilotos do helicóptero se aproximavam, os funcionários do controle de tráfego aéreo os avisaram que havia pessoas andando ao redor da aeronave, de acordo com o áudio do LiveATC.

“Sim, nós conseguimos. A aeronave está de cabeça para baixo e queimando”, respondeu o piloto do helicóptero.

Os carros de bombeiros correram para o asfalto e começaram a extinguir o fogo sobre a fuselagem danificada da aeronave. Não está claro onde o fogo se originou, mas o vídeo mostra que a estrutura de fibra de vidro do avião derreteu ao redor do motor.

Depois que a aeronave parou, “estávamos de cabeça para baixo pendurados como morcegos”, disse Koukov.

Ele conseguiu se soltar e ficar de pé no teto do avião, mas algumas pessoas precisaram de ajuda para descer dos assentos.

Nelson disse que a cena era caótica quando ele e seu companheiro de assento se soltaram dos cintos e caíram no chão. As pessoas gritavam para eles saírem do avião e eles seguiram direto para uma abertura, disse ele.

Os comissários de bordo ajudaram os passageiros a rastejarem para fora das portas de saída abertas, pedindo que deixassem seus pertences pessoais para trás, embora alguns ainda tenham saído com malas, mostra um vídeo de Koukov.

As pessoas pularam das portas para o chão coberto de neve enquanto o avião ainda estava em chamas. As pessoas se abraçaram para se proteger do vento enquanto se afastavam do avião.

Enquanto alguns passageiros ficaram feridos, a maioria parecia bem, disse Nelson. Mas ele ficou estressado e trêmulo após os poucos segundos que o avião levou para capotar.

Este conteúdo foi criado originalmente emVer original

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados