Centro-Oeste
TJDFT discute avanços da inteligência artificial e transformação digital no Judiciário
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) realizou no dia 11 de março um talk show focado em transformação digital e inteligência artificial, inspirado no livro recentemente lançado pela instituição.
O evento foi organizado pela Escola de Formação Judiciária Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro (EjuDFT) e aberto pelo presidente do TJDFT, Waldir Leôncio Júnior, que ressaltou a importância do encontro em relação às experiências práticas e aos benefícios da inteligência artificial no tribunal.
Participaram do debate os juízes Flávio Augusto Leite e Pedro Matos de Arruda, além dos assessores Edson Alves Gouveia e Luis Otávio Schneider. A mediação foi feita por Luiz Fernando Sirotheau, secretário de Tecnologia da Informação do TJDFT e editor do livro.
O diálogo foi dividido em quatro temas principais: mudanças de paradigmas e gestão da inovação, aumento da produtividade, regulamentação da inteligência artificial com foco em ética e segurança, e as perspectivas futuras dessa tecnologia.
Luiz Fernando Sirotheau destacou a importância do controle do uso da inteligência artificial, mencionando a resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que exige transparência no emprego dessas tecnologias em decisões judiciais.
Luis Otávio Schneider falou sobre a ética na utilização da inteligência artificial, ressaltando a necessidade dos tribunais informarem o uso dessas ferramentas em seus sites, garantindo proteção aos dados pessoais conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Edson Alves Gouveia comentou sobre a implementação cuidadosa e gradual da inteligência artificial, reforçando a importância da supervisão humana para evitar equívocos.
O juiz Flávio Augusto Leite abordou o rápido desenvolvimento da inteligência artificial e a necessidade de repensar o processo eletrônico para torná-lo mais eficiente.
Pedro Matos de Arruda compartilhou sua experiência utilizando a ferramenta Copilot, integrada ao Teams, para facilitar transcrições e análises em audiências, destacando como a inteligência artificial pode ajudar na execução de tarefas para que a mente se concentre na análise crítica.
Luiz Fernando Sirotheau apresentou ainda o projeto ODIN GPT, que visa aprimorar a organização e o acesso às informações dentro do sistema judicial.
Ao final, o presidente do TJDFT entregou certificados aos envolvidos, agradecendo a participação de todos e ressaltando o enriquecimento proporcionado pelo evento para o tribunal.
Com informações do TJDFT

Você precisa estar logado para postar um comentário Login