Conecte Conosco

Notícias Recentes

Toffoli determina que PGR cuide das provas do caso Master sem pedido de Gonet

Publicado

em

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que a Procuradoria-Geral da República (PGR) seria responsável por conservar as evidências recolhidas na operação que investiga um suposto esquema de fraudes envolvendo o Banco Master. Essa decisão foi tomada com base em sua própria avaliação, sem um pedido formal do órgão.

A PGR havia solicitado apenas o acesso ao material probatório apreendido na segunda fase da operação realizada pela Polícia Federal, e não a guarda desse conteúdo.

O ministro entendeu que a tutela do acervo deveria permanecer com o Ministério Público para facilitar a análise das provas. O conflito sobre a custódia do material surgiu depois que Toffoli decidiu que os itens seriam lacrados e mantidos pelo STF, em vez da Polícia Federal, que normalmente é responsável por esse procedimento.

Na quarta-feira à noite, Toffoli emitiu uma determinação para que a PGR realizasse a extração e avaliação de todo o material recolhido na operação contra o Banco Master. Ele ressaltou que as provas deveriam ser examinadas pelo Ministério Público para formar a convicção adequada sobre a existência dos crimes e seus autores.

Além disso, Toffoli pediu que o procurador-geral da República, Paulo Gonet, adotasse medidas para assegurar a conservação das provas, incluindo manter os dispositivos eletrônicos carregados e desligados de redes telefônicas e wi-fi até que os peritos realizassem as análises.

A Operação Compliance Zero visa aprofundar as investigações sobre possíveis fraudes financeiras atribuídas ao Banco Master. Daniel Vorcaro, proprietário do banco, voltou a ser alvo após a Polícia Federal identificar suspeitas de novos crimes cometidos por ele.

Após cumprir mais de 40 mandados de busca e apreensão, a PF informou que foram apreendidos 39 celulares, 31 computadores e 30 armas. Também foram recolhidos R$ 645 mil em dinheiro e 23 veículos avaliados em aproximadamente R$ 16 milhões.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados